Novos Audi e-tron S e e-tron Sportback S com 503 cv
Com os novos e-tron S e e-tron Sportback S, ainda mostrados na fase de protótipo, a Audi criará versões ainda mais dinâmicas e performantes dos seus novos modelos eléctricos. Para tal, o sistema de propulsão conta com três motores eléctricos, um destinado a fazer mover o eixo dianteiro, os outros dois animando, cada qual, uma das rodas traseiras, tudo gerido por uma sofisticada electrónica, que garante a tracção integral quattro com vectorização de binário e reparição do binário infinitamente variável entre as rodas traseiras.
Com um rendimento combinado de 503 cv e 973 Nm, os mais dotados dos e-tron e e-tron Sportback S anunciam 4,5 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima electronicamente limitada a 210 km/h. Contudo, estes valores só estão disponíveis no modo de condução S, e durante um período máximo de oito segundos, pelo que, as mais das vezes, e-tron S e e-tron Sportback S oferecem, efectivamente, 435 cv e 808 Nm.
Primeiros modelos do mercado de produção em grande série com três motores eléctricos, e-tron S e e-tron Sportback S recorrem, para animar as rodas dianteiras, ao motor que, nos e-tron 55 e e-tron S 55, actua sobre o eixo traseiro – e que, aqui, é o mais potente, oferecendo 17 cv no modo “normal”, e 205 cv no modo S. Já os dois motores eléctricos traseiros disponibilizam, em conjunto, 266 cv no modo convencional, e 360 cv no modo S.