Novos Audi RS Q3 e RS Q3 Sportback à venda em Outubro
A Audi acaba de dar a conhecer a mais recente geração dos SUv desportivos RS Q3 e RS Q3 Sportback, modelos que iniciam a sua carreira comercial já no próximo mês de Outubro. Em ambos, o agressivo visual exterior começa por ser o elemento distintivo, pontificando aqui elementos como a grelha frontal sem moldura contrastante, em perto brilhante e com rede do tipo favo de abelha de feito tridimensional; as lamelas tipo boomerang aplicadas no pára-choques dianteiros, exclusivas destas versões; as enormes todas de ar frontais; as ópticas por LED; o deflector traseiro específico; ou as duplas ponteiras de escape montadas em cada extremo da carroçaria; ou os guarda-lamas alargados 10 mm face às restantes versões da gama. Relativamente ao RS Q3, o RS Q3 Sportback, com a sua carroçaria tipo coupé, é 45 mm mais baixo do que este (1557 mm).
No interior são dignos de menção o painel de instrumentos totalmente digital Audi virtual cockpit, com design e ecrãs RS específicos; os bancos desportivos em pele e Alcantara com logótipo RS bordado; ou os emblemas RS presentes nas soleiras das portas e no volante desportivo em pele com secção inferior plana. Como opção são propostos, pela primeira vez nesta gama, os bancos em pele com padrão específico RS e encostos de cabeça integrados, nos quais as costuras contrastantes em preto brilhantes. Já quem optar por um dos pacotes RS design, azul ou vermelho, contará com elementos na cor correspondente nos cintos, nos tapetes no volante e na alavanca de comando da caixa de velocidades, passando estes dois últimos elementos a ser revestidos a Alcantara.
A animar os novos RS Q3 e RS Q3 Sportback está o cinco cilindros em linha turbocomprimido de 2480 cc, com 400 cv e 480 Nm de binário máximo, constante entre 1950-5850 rpm, ao qual está acoplada a caixa S tronic de dupla embraiagem e sete velocidades, por sua vez ligada ao sistema de tracção integral quattro. Com tudo isto, a aceleração 0-100 km/h cumpre-se em 4,5 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 250 km/h (ou a 280 km/h em opção).
No que às ligações ao solo diz respeito, a suspensão desportiva foi rebaixada 10 mm por comparação com a dos Q3 e Q3 Sportback, ao passo que as jantes são de 20” (21” em opção) e os travões contam com discos ventilados nas quatro rodas, os dianteiros também perfurados, com 375 mm de diâmetro, e os traseiros com 310 mm de diâmetro, sendo as pinças de seis pistões. Neste domínio, as opções mais relevantes serão a suspensão pilotada DCC e o sistema de travagem com discos carbocerâmicos com um diâmetro de 380 mm na frente, e 310 mm atrás.