Novos BMW X5 M/X5 M Competition e X6 M/X6 M Competition em Abril
Desfile de SUV desportivos garantido na edição deste ano do Salão de Los Angeles, local eleito pela BMW para apresentar, oficialmente, os novos X5 M, X5 M Competition, X6 M e X6 M Competition. Desta feita, e em ambas as gamas, as duas declinações desportivas serão lançadas comercialmente em simultâneo, mais concretamente em Abril de 2020.
Como é da praxe, qualquer destas versões tende a distinguir-se das ditas “normais” por uma série de elementos desenvolvidos para o efeito pela divisão desportiva do construtor bávaro. Caso da grelha específica com duplas barras em preto; do pára-choques com secção inferior específica; do sistema de refrigeração sobredimensionado; dos retrovisores exteriores aerodinamicamente mais eficientes; das grelhas especificas nos guarda lamas dianteiros; do deflector colocado no topo do portão traseiro; das jantes de 21” na frnete e de 22” atrás (opção nos X5 Me X6 ); os dos alargamentos dos guarda-lamas na cor da carroçaria. Isto no que ao exterior diz respeito, e ao que adicionar a cor verde exclusiva desenvolvida para o X6 M Competition, disponível a partir agosto 2020.
No interior, referência pra o head up display com funlões específicas M proposto de série; para volante M com com botões dos modos M1 e M2 em vermelho e patilhas de comando da caixa; para os revestimentos em pele de grão integral (exclusivos nos X5 M Competition e X6 M Competition); dos ecrãs específicos M no painel instrumentos; da alavanca de comando da caixa M; dos bancos multinfunções M com encostos de cabeça integrados e revestimento exclusivo de padrão hexagonal.
Mecanicamante, o principal destaque vai para o poderoso motor 4.4-V8 biturbo que está instalado sob o capot, capaz de oferecer 600 cv e 750 Nm nas versões X5 M e X6 M, e 625 cv e 750 Nm nas versõe X5 M Competition e X6 M Competition – ou seja, mais 25 cv e 50 cv, respectivamente, do que na geração anterior. Não espanta, assim, que o X5 M Competition anuncie 3,9 segundos nos 0-100 km/h, e o X6 M Competition prometa cumprir o mesmo exercício em 3,8 segundos, ambos sendo, neste particular, 0,4 segundos mais rápidos do que os modelos que os antecederam.
Para lidar com valores desta ordem de grandeza, a tracção integral M xDrive, conjugada com o diferencial traseiro autoblocante activo M, é proposta de série. Tal como o são a caixa automática M Steptronic de oito velocidades com três modos de funcionamento; a direcção de afinação especifica; a suspensão com amortecimento pilotado e barras estabilizadoras activas, também com afinação específica; o sistema de travagem com discos compósitos; os modos de condução M com as opções Road e Sport (e também Track nos X5 M Competition e X6 M Competiton); e o sistema de escape M específico.