Novos Mercedes-AMG A 45 e CLA 45 com 387 cv ou 421 cv
Já foram revelados pela Mercedes os novos A 45 4Matic+ e CLA 45 4Matic+, as versões mais extremas das respectivas gamas, pela primeira vez disponíveis também numa declinação S, ainda mais poderosa. Significa isto que todos montam sob o capot o novo quatro cilindros turbo de 2,0 litros com injecção directa de gasolina, anunciado como o mais potente do mundo no seu género, com 387 cv e 475 Nm nas variantes A 45 4Matic+ e CLA 45 4Matic+, e com um ainda mais impressionante rendimento de 421 cv e 500 Nm nos A 45 S 4Matic+ e CLA 45 S 4Matic+, a que corresponde uma excepcional potência específica de 211 cv/l.
A transmissão está a cargo da caixa pilotada AMG Speedshift DCT 8G de dupla embraiagem e oito velocidades, com função Race-Start, e cujo desempenho varia em função do modo de condução escolhido pelo utilizador através do AMG Dynamic Select. Assim como do sistema de tracção integral AMG Performance 4Matic+, com sistema AMG Torque Control integrado no novo diferencial traseiro: com duas embraiagens multidisco controladas electronicamente, cada qual ligada a um dos semi-eixos posteriores, o sistema consegue assegura uma repartição infinitamente variável do binário não só entre os dois eixos, mas também entre as rodas traseiras em função das exigências do momento.
Uma solução que visa garantir um comportamento de excelência, mesmo nas solicitações mais exigentes, além de permitir disponibilizar aos condutores o modo Drift, incluído de série nas versões S, e no opcional pack AMG Dynamic Plus nos modelos base. Esta função só é possível de activar, através das patilhas de comando da caixa no volante, quando o modo “Race” da transmissão está selecionado, o ESP desligado e a caixa de velocidades a operar no modo manual.
A suspensão também foi alvo de uma revisão por parte dos especialistas da AMG, para bem poder lidar com o elevado potencial dos novos desportivos compactos da marca da estrela em termos de prestações. As molas são específicas, como o são os amortecedores de frequência selectiva; o eixo dianteiro conta com um novo triângulo inferior em alumínio; sendo ainda possível, em opção, dispor do amortecimento activo adaptativo AMG Ride Control, que permite ao condutor escolher entre três modos de funcionamento.
Já o sistema de travagem é composto, nas versões A 45 e CLA 45, por pinças monobloco fixas de quatro pistões e discos com 350 mm de diâmetro na frente, e por pinças flutuantes de um êmbolo e discos com 330 mm de diâmetro atrás – os quatro discos são ventilados e perfurados, sendo as pinças pintadas de cinzento e contando com a inscrição AMG a branco. Nos A 45 S e CLA 45 S, as pinças passam a ser pintadas de vermelho e contam com o logótipo da AMG a preto, com as dianteiras a disporem de seis pistões e a actuarem sobre discos com 360 mm de diâmetro,
Trunfo destes quatro novos membros da família AMG é, igualmente, o sistema AMG Dynamics, que ajusta a intervenção do controlo de estabilidade em função do modo e condução selecionado. O modo Basic está associado aos modos Slippery e Comfort da transmissão e privilegia a estabilidade e a segurança; o modo Advanced é activado no modo Sport ainda garante reacções muito neutras, mas já exigindo menor ângulo de direcção em curva; o modo Pro está associado ao modo Sport e já permite alguma deriva; o modo Master é exclusivo do modo Race da transmissão, permite uma maior sobreviragem, assim garantindo uma superior agilidade, até por obrigar a que o controlo de estabilidade esteja seleccionado no modo ESP Sport ou ESP Off. Naturalmente, existe ainda o modo Individual, que permite ao utilizador estabelecer as suas próprias regulações.
Para além de todo este arsenal tecnológico, os novos desportivos da Mercedes-AMG também dispõem de inúmeros elementos específicos que permitem, de imediato, identificá-los como as propostas mais exclusivas das respectivas gamas. A começar pela estreia da grelha específica da AMG no segmento compacto, com secção inferior mais larga e doze lamelas verticais. Também específicos são os pára-choques e, no A45, os guarda-lamas dianteiros alargados. As jantes são de 18” nas versões “normais”, as variantes S montam, de série, jantes de 19”, revestidas por pneus de medida 245/35 na frente, e 255/35 atrás.
No habitáculo, destaque primeiro para os bancos desportivos, revestidos a pele sintética preta e microfibra, com duplos pespontos vermelhos, combinação cromática presente, também, nos cintos se segurança vermelhos e no revestimento do suporte do tablier em microfibra preta com rebordo em vermelho. Nas derivações S destacam-se os elementos amarelos em todo o interior, o volante AMG Performance em pele/microfibra com costuras contrastante amarela e marca central igualmente amarela, e o sistema de iluminação ambiente configurável.