O coleccionador de DeLoreans
[jwplayer player=”1″ mediaid=”24015″]
Existem paixões para tudo e no caso de Rich Weissensel a sua está ligada ao icónico DeLorean DMC-12. Para os mais jovens que desconhecem o historial do DMC-12, comecemos por referir que este foi o automóvel que serviu de máquina do tempo na trilogia de filmes Regresso ao Futuro, com a qual Marty McFly (Michael J. Fox) e Doc Emmett Brown (Christopher Lloyd) viveram as suas peripécias cinematográficas.
Longe dos ecrãs de cinema, no entanto, o DeLorean tratou-se de um modelo desportivo norte-americano produzido pela DeLorean Motor Company, fundada por John DeLorean, e que se demarcava pelas suas linhas aerodinâmicas bem conseguidas e portas com abertura ao estilo ‘asas de gaivota’. O DMC-12 foi o único modelo produzido pela companhia até que em 1983 a produção desse veículo foi interrompida devido a problemas financeiros da DeLorean Motor Company.
Ainda assim, ou talvez por tudo isso, o DMC-12 continua a ter uma larga base de saudosos adeptos, como é o caso de Weissensel, um engenheiro de software que se dedica a transformar os seus DeLorean em criações… mais versáteis e verdadeiramente únicas. Entre os modelos que já idealizou contam-se DeLoreans em versões limusina, hovercraft (que pouco se vê no vídeo) e ‘monster-truck’ com as devidas rodas gigantescas. Além desses, possui também três modelos sem alterações. No seu ‘armazém’ existem ainda diversos diversos componentes de substituição.
O engenheiro, que sempre foi aficionado pelos automóveis da DMC, iniciou o seu projecto em 2000, quando se encontrou com John DeLorean, o fundador original da companhia, em Cleveland. Desde então, passou a dedicar-se nos tempos vagos à alteração de modelos para os seus gostos.
E já se sabe que gostos não se discutem.