CompararComparando ...

O mais potente e competente: novo Porsche Cayenne Turbo GT

Artigo
O mais potente e competente: novo Porsche Cayenne Turbo GT

A Porsche revelou, finalmente, o novo Cayenne Turbo GT, após as várias comunicações que abriram o apetite para a versão mais dotada do seu SUV de topo, destinado a completar a respectiva gama. Desenvolvido a pensar na máxima performance e num comportamento dinâmico a condizer, e disponível apenas na configuração coupé de quatro lugares, promete combinar tais atributos com uma inequívoca versatilidade quotidiana, tendo chegada ao mercado agendada para meados do próximo mês de Setembro, com os preços em Portugal a iniciarem-se nos €259 527.

Elemento preponderante do modelo, naturalmente, o motor 4.0-V8 biturbo, o oito cilindros mais potente da marca de Weisssach, o qual, face ao utlizado pelo Cayenne Turbo Coupé, recebeu inúmeros melhoramentos, nomeadamente ao nível da cambota, das bielas, dos pistões, do intercooler, dos apoios e dos sistemas de distribuição, de sobrealimentação, de injecção directa de gasolina e de admissão. Conta, ainda, com um escape desportivo específico, com ponteiras colocadas em posição central e construído, a partir do centro do veículo, incluindo o silenciador traseiro, em titânio de peso reduzido e particularmente resistente ao calor, com a supressão do silenciador central a garantir uma redução adicional do peso.

Capaz de disponibilizar 640 cv e 850 Nm, o poderoso V8 permite ao Cayenne Turbo GT cumprir os 0-100 km/h em apenas 3,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima 300 km/h. Face ao Cayenne Turbo Coupé, são mais 90 cv e 80 Nm, menos 0,6 segundos nos o-100 km/h e mais 14 km/h de velocidade máxima.

Para alcançar uma eficácia dinâmica referencial, são de série todos os sistemas electrónicos de optimização do châssis que fazem parte do catálogo do Cayenne, assim como os pneus de alta performance Pirelli P Zero Corsa especialmente desenvolvidos para o Cayenne Turbo GT e montados em jantes de 22”. Ao mesmo tempo, o châssis recebe uma afinação específica: a suspensão foi rebaixada 17 mm por comparação com a do Cayenne Turbo Coupé e conta com uma rigidez do amortecimento pneumático com cilindros de três câmaras aumentada em 15%; o amortecimento activo PASM (Porsche Active Suspension Management), a direção assistida Plus e o eixo traseiro direccional foram adaptados em conformidade; o sistema de barras estabilizadoras activas PDCC (Porsche Dynamic Chassis Control) conta com um software especialmente orientado no sentido da performance; o sistema de vectorização de binário Porsche Torque Vectoring permite rácios de binário ainda mais elevados; e o eixo dianteiro foi, igualmente, optimizado com o mesmo oblectivo, nomeadamente através do aumento em 0,45° do camber negativo, para proporcionar aos pneus uma superior superfície de contacto com o piso.

Por seu turno, a caixa automática Tiptronic S de oito velocidades e o controlo de estabilidade PTM (Porsche Traction Management) foram também modificados, recebendo a caixa de transferências uma superior capacidade de arrefecimento, ao passo que os travões compósitos  PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake) fazem parte do equipamento de série. Tudo isto concorre para capacidades dinâmicas que se anunciam soberbas, nomeadamente em circuito, como o comprovou já Lars Kern, piloto de testes da Porsche, que completou uma volta aos 20,832 km do circuito do Nürburgring Nordschleife em 7m38s9, um novo recorde para um SUV no mítico traçado teutónico.

Não obstante todo o seu potencial técnico, o Cayenne Turbo GT também teria que se distinguir dos restantes membros da sua gama no plano estilístico, nomeadamente através de uma aparência ainda mais desportiva. Por isso, está opcionalmente disponível na nova cor Cinzento Ártico, sendo o seu porte atlético reforçado pelo pára-choques dianteiro com um marcante spoiler e entradas de ar laterais de maiores dimensões; pelo tejadilho em carbono; pelos alargamentos das cavas das rodas em preto; pelas jantes GT Design em cor Neodímio; pela lamelas em carbono específicas, colocadas ao longo do spoiler traseiro; pelo difusor traaeiro em carbono; e pelo lábio do deflector traseiro extensível, 25 mm mais largo do que o utilizado no Cayenne Turbo Coupé, capaz de aumentar a downforce em até 40 kg à velocidade máxima.

No interior, referência para a utilização mais extensiva de Alcantara, assim como para o revestimento em Alcantara perfurada da secção central dos bancos dianteiros e traseiros, ambos exclusivos do Cayenne Turbo GT, e dotados, ainda, de elementos contrastantes em Neodímio ou Cinzento Ártico. Os bancos dianteiros desportivos contam com regulação eléctrica de oito vias e com a designação “Turbo GT” nos encostos de cabeça; o volante desportivo multifunções possui marcação central a amarelo; e é estreada a mais recente geração do sistema de infoentretenimento PCM (Porsche Communication Management), com uma nova interface e uma nova lógica de operação.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon