Ogier no encalce de Loeb em Monte Carlo
Um tem 40 anos e sete vitórias no Rali de Monte Carlo. O outro tem 31 e acabou de obter o seu terceiro triunfo na prova monegasca. Numa edição em que a Volkswagen dominou os lugares do pódio, com três Polo WRC nos três primeiros lugares, Sébastien Ogier terminou na primeira posição e encurtou a desvantagem no número de vitórias neste rali face ao recorde de Loeb.
O actual campeão do Mundo controlou a última etapa por completo e deixou Jari-Matti Latvala em segundo, a 58s de distância. O finlandês deu como positiva a operação na roda inaugural visto que o seu objectivo era ser um dos quatro melhores. Em terceiro ficou Andreas Mikkelsen, a 2m12,3s de Ogier.
“Vencer Monte Carlo significa muito para qualquer piloto, mas é ainda mais especial para mim. É a prova mais importante da época. O tempo torna o desafio tremendo e a satisfação é enorme quando conseguimos superar”, afirmou o campeão do Mundo. “Este evento tem a melhor atmosfera que já vivi num rali. Quando fiz a especial perto da vila onde nasci, o ambiente era mágico”, concluiu.
Neste último dia, e com a Volkswagen a controlar as posições cimeiras, o maior interesse estava nas lutas por alguns postos entre os dez primeiros. Mads Ostberg foi o melhor Citroën, com o quarto lugar, mas infelizmente para o construtor francês, não foi nomeado para pontuar. Assim, a marca gaulesa ficou, apenas, com os pontos do oitavo lugar de Loeb e do décimo de Meeke, que venceu duas especial e obteve três pontos extra por ter sido o mais rápido na Power Stage. O antigo campeão do Mundo foi segundo neste troço e ficou com mais dois pontos, enquanto Latvala conquistou um com o terceiro tempo neste confronto.
Entre os Hyundai, voltou a haver mudanças na classificação. Depois de Dani Sordo ter superado Thierry Neuville, hoje o processo foi o inverso e o belga acabou por ser o melhor da marca coreana com o quinto posto. Os dois ficaram separados por oito décimos de segundo!!! O espanhol concluiu a prova no sexto lugar à frente de Elfyn Evans, que foi o melhor elemento da M-Sport.
Martin Prokop, que concluiu o Rali de Monte Carlo em nono, foi o melhor dos privados. Robert Kubica revelou velocidade com quatro vitórias em classificativas, mas também se mostrou muito inconstante, com dois acidentes, um deles hoje que o levou ao abandono.
O campeão do Mundo Júnior, Sébastien Lefebvre, ascendeu um degrau na escada do WRC e venceu entre os concorrentes do WRC2. O francês bateu Craig Breen por mais de dois minutos.
O campeonato do Mundo de rali prossegue no próximo mês com a única prova em pisos de neve do calendário, o Rali da Suécia. A ronda nórdica realiza-se entre os dias 12 e 15 de Fevereiro.
[jwplayer mediaid=”26642″]