Opel Cascada por €31 900
Tem por base o novo Astra, marca ao regresso da Opel aos descapotáveis mas, com o intuito de reforçar a sua identidade própria, assume uma nomenclatura autónoma – Cascada.
Com quatro lugares e 4,6 m de comprimento, faz uso de uma capota de lona disponível em três cores (preto, grená e castanho) e operável em andamento até aos 50 km/h, demorando as operações de abertura e fecho (também accionáveis através do comando remoto do fecho central, proposto de série em todas as versões) não mais do que 17 segundos.
Dinamicamente, o Cascada promete oferecer um desempenho de referência, para o que conta com três argumentos primordiais: uma elevada rigidez estrutural (superior 41% em torção e 27% em flexão à do anterior Astra Twin Top de tejadilho rígido removível); o evoluído eixo dianteiro HiPerStrut (originalmente desenvolvido para o desportivo Astra OPC, é capaz de separar as cargas de funcionamento da suspensão e da direcção); e o châssis electrónico FlexRide com amortecimento adaptativo.
Para incrementar a segurança, e além do já habitual a este nível, o Cascada oferece faróis direccionais adaptativos AFL+, câmara dianteira Opel Eye (com o sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito TSR; de aviso de saída de faixa de rodagem LDW; de indicação de distância ao veículo da frente FD!; e de alerta de colisão dianteira FCA); roll bars escamoteáveis atrás dos encostos de cabeça traseiros; cintos com pré-tensores em todos os lugares; e encostos de cabeça dianteiros activos. Estão ainda disponíveis elementos como a câmara de estacionamento traseira, o sistema de ajuda ao estacionamento APA e o dispositivo de monitorização do ângulo morto SBSA.
Forma e função
O prazer de utilização foi área a que os técnicos da Opel também deram especial atenção, contando o Cascada com braços telescópicos eléctricos que aproximam automaticamente os cintos dos ocupantes dos bancos da frente, ao mesmo tempo que o sistema eléctrico EasyEntry faclita acesso aos lugares posteriores.
Ainda no banco traseiro está instalado o sistema FlexFold que, através de trincos eléctricos, permite rebatê-lo em duas partes simétricas, assim aumentando a capacidade da bagageira para 750 litros (na sua configuração normal, o volume disponível é de 280 litros com a capota recolhida, ou de 380 litros estando esta colocada).
Já disponível no mercado português, o novo Opel Cascada é proposto com dois motores a gasolina e outras tantas unidades Diesel, sendo a versão de acesso animada pelo propulsor 1.4 Turbo com 140 cv e 220 Nm, combinado com caixa manual de seis relações, custando entre nós €31 990.
Por mais três mil euros é possível aceder à variante 1.6 SIDI Turbo ECOTEC, que estreia o motor de 1,6 litros sobrealimentado com injecção directa, 170 cv e 280 Nm – a introduzir posteriormente nos restantes modelos dos segmentos médio e compacto da Opel, e que no Cascada permite alcançar 222 km/h e cumprir os 0-100 km/h em 9,6 segundos, para um consumo médio de 6,3 l/100 km (podendo ser combinado com caixa manual ou automática, em ambos os casos de seis velocidades).
Quanto à oferta Diesel, é composta pelos motores 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv e 400 Nm (velocidade máxima de 230 km/h, 0-100 km/h em 9,4 segundos), e 2.0 CDTI de 165 cv e 380 Nm – ambos disponíveis com caixa manual ou automática de seis relações.
Para aumentar o apelo do seu novo descapotável, a Opel dotou o Cascada de um generoso equipamento de série, onde se inclui para além do já referido acima, bancos em couro e tecido, ar condicionado electrónico bizona, cruise-control com limitador de velocidade, sensores de estacionamento, de luz e de chuva, rádio com CD e sistema mãos-livres Bluetooth e assistência aos arranques em subidas.
ASP