Opel Insignia Sports Tourer pronta para Genebra
Contando com todos os atributos já anunciados para a berlina, a que junta a versatilidade acrescida inata de uma carrinha, a Opel Insigmia Sports Tourer aí está, pronta para fazer a sua estreia oficial já no início do próximo mês, no Salão de Genebra. Apesar de ligeiramente maior do que a sua antecessora (conta com 4986 mm de comprimento), e de exibir uma distância entre de 2829 mm (mais 92 mm do que anteriormente), a nova carrinha da Opel até ostenta uma aparência mais dinâmica e atlética, em boa parte graças às vias 11 mm mais largas, à grelha frontal mais proeminente e às elegantes linhas da carroçaria, sublinhadas pelas barras de tejadilho cromadas e por uma altura de apenas 1483 mm. O enorme tejadilho panorâmico, com 1400×860 mm, é um opcional que só reforça esta sensação.
Elemento fulcral da nova Insignia Sports Tourer é, naturalmente, a bagageira, com mais de dois metros de comprimento com todos os bancos rebatidos (mais concretamente, 2005 mm) e um acesso mais facilitado, também por via de uma chapeleira eu abre para cima). A respectiva volumetria ascende a um máximo de 1640 litros (mais 100 litros do que no modelo anterior); o banco traseiro rebate na proporção 40/20/40 e pode ser operado a partir da bagageira; a versatilidade de utilização pode ser substancialmente incrementada pelo sistema FlexOrganizer, composto por calhas e divisórias reguláveis,
De resto, a nova Insignia Sports Tourer recorre, basicamente, aos mesmos argumentos da versão de quatro portas. Graças ao novo châssis, o peso baixou até 200 kg; a gama de motores é composta por modernas unidades sobrealimentadas, a gasolina e Diesel; passa a estar disponível uma caixa automática de oito velocidades – inicialmente, apenas nas versões de tracão integral com vectorização de binário, em que duas embraiagens multidiscos fazem as vezes do habitual diferencial traseiro.
A aposta na tecnologia é outro elemento a ter em conta no novo familiar da Opel, que propõe elementos como os faróis adaptativos IntelliLux em matriz de LED; o sistema OnStar com Personal Assistant (permite, por exemplo, solicitar ao operador a marcação de hotéis); o head-up display; a câmara de 360°; e os bancos ergonómicos certificados (os dianteiros podem ter massagem, ventilação e memórias de posicionamento, assim como função de aquecimento, tal como os traseiros exteriores). No capítulo da segurança, referência para o alerta de saída da faixa de rodagem com correcção automática da direcção; para a estreia do capot do motor activo na gama da Opel para o alerta de tráfego lateral; e para o cruise-control adaptativo.