Opel Manta GSe ElektroMOD: ícone regressa em modo 100% eléctrico
Com o Manta GSe ElektroMOD, a Opel comprova que o seu futuro passa, inevitavelmente, pelos automóveis eléctricos. Como o seu próprio nome indica, este projecto de reconversão, que em breve deverá ser revelado na sua versão definitiva, tem por base o emblemático Manta de 1970, mas não só: a sigla Elektro evoca o Elektro GT de 1971, veículo que bateu diversos recordes mundiais associados a veículos elétricos, ao passo que a abreviatura MOD alude a MODerno (em termos de tecnologia e estilo de vida sustentável) e ao termo britânico “modification”.
No fundo, o Manta GSe ElektroMOD acompanha a recente tendência dos “restomods”, em que automóveis clássicos são recriados com tecnologias e design contemporâneos. Enquanto que, em termos de estilo, a intenção é provar que as formas simples e esculturais do desportivo do século passado ainda se encaixam na actual filosofia de design da marca do raio, ou não tivesse o mesmo servido de inspiração para a criação do denominado Opel Vizor, o mais recente conceito visual da Opel para a secção dianteira dos seus modelos (em que se integram, num único módulo, a grelha frontal, as ópticas e o emblema da casa de Rüsselsheim), e, naturalmente, também aplicado no Manta GSe ElektroMOD, depois da sua estreia nos Crossland e Mokka.
Para já, pouco mais é adiantado acerca do Manta GSe ElektroMOD, a não ser que contará com um interior tecnologicamente evoluído, com painel de instrumentos totalmente digital. A motorização, como é óbvio, será exclusivamente eléctrica, embora desconhecendo-se as respectivas características. Neste particular, a Opel limita-se a afirmar que a inclusão da sigla GSe na nomenclatura do modelo será sinónimo de criação é sinónimo de que o Manta GSe ElektroMOD será, pelo menos, tão desportivo quanto o Manta original.