Os motores da PSP
A Polícia de Segurança Pública (PSP) é a força de segurança mais antiga em Portugal, existindo quase há 150 anos (desde 1867) e em serviço permanente pelos cidadãos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao longo da sua História, muitos têm sido os motores ao serviço da causa pública e contribuindo para a segurança e qualidade de vida da sociedade portuguesa. Desde os primeiros Carros Patrulha VW Carocha, aos velhinhos Mirafiore, passando pelos Tempra e recordando estes tempos saudosistas.
Hoje em dia, dada a exigência atual e os fenómenos criminais cada vez mais complexos nos grandes centros urbanos, a PSP tem sabido acompanhar a evolução. O seu papel é preponderante para o normal desenvolvimento da sociedade e das instituições democráticas.
Seja pelos Carros Patrulha do programa Escola Segura que zelam pela segurança das nossas crianças e pelo bom ambiente escolar. Seja pelas viaturas especialmente equipadas com células para detidos, que tantas vezes se deslocam a bairros problemáticos (Zonas Urbanas Sensíveis) para resolverem situações de risco. Ou os inúmeros motociclos das Divisões de Trânsito espalhadas pelo país, que tantas vezes ajudam a desembaraçar trânsito, a servir de batedores, a resolver e evitar acidentes. Ou então, que dizer das potentes BMW R 1200 GS (Equipas de Prevenção e Reação Imediata) que tanto têm contribuído para o decréscimo da criminalidade em Setúbal e Lisboa? As viaturas do Trânsito, que fazem prevenção, fiscalizam e ainda evitam fenómenos como o street racing. Ou dos Nissan Leaf da PSP, que patrulham a zonas históricas em diversas cidades (primeira força policial no mundo a utilizar carros 100% elétricos no seu dia a dia).
Numa vertente mais “musculada”, ninguém fica indiferente aos motores das carrinhas das Equipas de Intervenção Rápida, azuis escuras e dissuasoras. Ou as do Corpo de Intervenção, da Unidade Especial de Polícia, motores chamados quando a ocorrência e a ameaça sobem de gravidade e há alteração da ordem pública. Ou ainda, numa vertente ainda mais grave envolvendo o Grupo de Operações Especiais da PSP onde não podem ser admitidas falhas, as carrinhas dos Negociadores e os blindados (potentes Ford F-550) equipados para situações limite. Ou as viaturas descaraterizadas do Corpo de Segurança Pessoal, guiadas por Polícias com cursos de condução avançada e condução defensiva.
Em áreas mais técnicas, a PSP assinala os seus motores também na vertente de detecção de explosivos e segurança em sub solo, como são exemplo as recentemente adquiridas lanchas e motas de água do Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Sub Solo. Na vertente aérea, também os motores da PSP estão presentes com UAV (aeronaves não tripuladas) para uma melhor monitorização em tempo real dos inúmeros eventos e operações em meio urbano que temos (aproxima-se a Final da UEFA Champions League no Estádio da Luz, evento assegurado pela PSP).
Seja no normal quotidiano na estrada, num grande evento, num aeroporto principal, numa avenida nevrálgica, numa situação limite ou num pedido de ajuda por parte de um cidadão (do mais simples ao mais complexo), os motores da PSP lá estarão. Para segurança de todos.
Chefe do Núcleo de Protocolo, Marketing e Assessoria Técnica do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da PSP