Peugeot 2008 DKR está pronto para o Dakar
A Peugeot revelou hoje a decoração dos três 2008 DKR com que vai regressar à maior prova de Todo-o-Terreno do Mundo, o Dakar. Com as cores de uma conhecida marca de bebidas energéticas, o protótipo criado pelo departamento de competição do construtor gaulês apresenta um fundo em tons de azul escuro, que permite o realce do amarelo e do vermelho dos dois principais parceiros da Peugeot neste projecto.
A marca gaulesa volta ao Dakar mais de 20 anos depois de ter vencido a prova quatro vezes consecutivas (de 1987 a 1990). Ao contrário dos principais candidatos à vitória, e dos vencedores da última edição, a Peugeot não inscreve um modelo com tracção total, mas sim um duas rodas motrizes traseiras. O Peugeot 2008 DKR cumpre os regulamentos dos buggys, o que lhe permite contar, por exemplo, com um curso de suspensão superior aos modelos 4×4.
Se Cyril Despres, um dos pilotos da equipa, destaca o aspecto mais competitivo do carro com a decoração final, Stéphane Peterhansel, piloto com o recorde de vitórias (seis de moto e cinco de carro) no Dakar, destaca uma questão mais prática. “O facto do tejadilho ser em branco é óptimo para nos proteger do calor. Já corri com um carro com tejadilho preto e posso dizer que é uma grande diferença.”
O Dakar começa logo no início do próximo ano, no dia quatro de janeiro, em Buenos Aires e percorre três países: Argentina, Chile e Bolívia. O final da prova está marcado, novamente em Buenos Aires, no dia 17 do mesmo mês. A Peugeot inscreve três 2008 DKR, um para Peterhansel, outro par Despres e um terceiro para o bicampeão do Mundo de ralis e vencedor do Dakar em 2010, Carlos Sainz.