Peugeot Design Lab ajuda a criar o futuro eléctrico de Estrasburgo
A cidade de Estrasburgo vai tirar partido dos conhecimentos da Peugeot para a sua rede de transportes públicos eléctricos urbanos. Da união de esforços entre a Peugeot Design Lab e a Design & Styling da Alstorm Transport, especialista no domínio dos tramway, vai resultar a próxima geração de eléctricos a operar pela Comunidade Urbana de Estrasburgo, em França.
O objectivo desta colaboração é capitalizar sobre a actual identidade ecológica deste transporte e propor um futuro eléctrico urbano que apresente uma consistência de identidade e um salto de geração ao nível do design.
O projecto foi seleccionado pela Compagnie des Transports Strasbourgeois (CTS), o operador de mobilidade da área urbana de Estrasburgo, tendo-se assinado um acordo de princípio para o fornecimento de 50 eléctricos urbanos Citadis. O primeiro lote incide na encomenda de 12 veículos no valor de 41 milhões de euros, estando a sua entrada em funcionamento agendada para o final de 2016.
O desenho destes eléctricos urbanos reflecte linhas inclinadas para visual fluído e ágil e, ao mesmo tempo, moderno e contemporâneo. Criou-se, ainda, todo um movimento da carroçaria inspirado nas curvas dos projectos do mundo automóvel, destacando-se a presença dos bogies localizados na frente, uma assinatura dos eléctricos da cidade de Estrasburgo.
“Para uma cidade com uma qualidade visual ímpar, era importante definir uma estratégia de design com vista à criação de um novo produto capaz de coexistir lado a lado com as duas primeiras gerações de eléctricos urbanos, as quais têm obtido um sucesso assinalável. Impunha-se, por isso, trabalhar em parceria com uma organização de design com competências como as da Peugeot Design Lab, em termos da expressão da identidade que se procurava. Em conjunto, procurámos códigos visuais e qualitativos, identificando o design específico do novo eléctrico urbano de Estrasburgo”, declarou Xavier Allard, Director do Departamento de Design & Styling da Alstom Transport.