CompararComparando ...

Peugeot RCZ R com 270 cv em 2014

Artigo
Peugeot RCZ R com 270 cv em 2014

Ainda que a sua apresentação oficial esteja agendada apenas para Setembro, no Salão de Frankfurt, a Peugeot elegeu o Festival de Goodwood para a primeira aparição pública do RCZ R, disponível no mercado em 2014 e anunciado como o mais potente modelo de produção em série de sempre da marca de Sochaux.

São várias as alterações que a versão mais musculada do coupé gaulês regista face à variante de 200cv, nomeadamente estéticas, no exterior como no habitáculo – mas a que mais se destaca será por certo o motor, que adoptou vários novos componentes oriundos da competição ou desenvolvidos com base na experiência obtida nas corridas, caso dos pistões da Mähle Motorsport, das bielas ou do turbo Twin Scroll, entre outros.

Deste modo, a conhecida unidade THP de 1,6 litros oferece agora nada menos do que 270 cv/6000 rpm e 330 Nm constantes entre as 1900 e as 5500 rpm – o que se traduz numa excelente potência específica de 170 cv/l, e que todavia não a impede de anunciar um consumo combinado de 6,3 l/100 km e emissões de CO2 de 145 g/km, cumprindo já as normas Euro 6.

Peugeot RCZ R

Embora seja o desempenho dinâmico o que mais conta no RCZ R, nem por isso o habitáculo deixa de contar com alguns elementos que incrementam a sua exclusividade

Combinado com uma caixa manual de seis velocidades de escalonamento específico, este propulsor permite ainda ao RCZ R anunciar uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 5,9 segundos, estando a velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h.

Para garantir um comportamento consonante com este nível prestacional, as jantes exclusivas são de 19” revestidas por pneus de medida 253/40; as suspensões contam com afinações específicas e foram rebaixadas 10 mm; o sistema de travagem dispõe de pinças de quatro pistões vermelhas da Peugeot Sport e discos ventilados de 380 mm; o deflector traseiro passa a ser fixo e de maiores dimensões, para incrementar a downforce a alta velocidade; e – seguramente mais importante! – foi instalado um diferencial autoblocante mecânico Torsen no eixo dianteiro.

De realçar ainda que, graças a uma apura cura de emagrecimento, o RCZ R anuncia um peso de somente 1280 kg, ou seja, menos 17 kg do que um RCZ 1.6 THP de 200 cv e que se traduz numa excelente relação peso/potência de 4,7 kg/cv.

Peugeot RCZ R

O deflector fixo e o novo difusor traseiro também contribuem para o acerto dinâmico do RCZ R

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon