Peugeot renova as gamas Partner e Partner Tepee
A Peugeot revelou os novos Partner e Partner Tepee, modelos que serão apresentados por ocasião do próximo Salão de Argel e que surgem dotados de novos argumentos estéticos, técnicos e funcionais.
Em termos estéticos ambos os modelos dão seguimento à renovação encetada no ano passado no que diz respeito à gama de veículos comerciais ligeiros (VCL), com o Boxer. Assim, a frente adopta a linguagem estilística consentânea com os restantes modelos da marca, contando com grupos ópticos de contornos redesenhados, nova grelha com símbolo integrado e novo pára-choques, o qual acolhe os faróis de nevoeiro e as luzes diurnas LED (consoante o nível de equipamento). Adicionalmente, o novo Partner beneficia, doravante, de dupla oferta de personalização exterior disponível em todos os níveis de equipamento, através dos Pack Look e Pack Look Integral.
Reforçando a sua aposta naquilo a que apelidou de “ludospaces”, o Partner Tepee apresenta duas novas cores, o Cinzento Moka e o Cinzento Artense, as quais se juntam ao leque já disponível – Branco Banquise, Vermelho Ardent, Azul Kyanos, Cinzento Aluminium, Cinzento Shark e Castanho Nocciola. As jantes em liga leve de 16’’ Managua de 8 raios são também uma novidade, estando disponíveis em opção. No interior, registo para novos materiais e novas cores, eu conferem sensação de maior qualidade e conforto reforçado.
Por outro lado, o habitáculo do novo Partner Tepee dispõe de um novo equipamento telemático dotado de um ecrã táctil de 7’’ integrado na consola central. Disponível de série no nível 3 e em opção no nível 2, permite aceder facilmente às diferentes funções do veículo: computador de bordo, rádio, leitura de ficheiros musicais da JukeBox (disco rígido integrado) ou de aparelhos móveis, telefone mãos livres e navegação. A navegação, disponível em opção, inclui a visualização dos sinais de limitação de velocidade e a informação de tráfego com cartografia da Europa. Inclui ainda tecnologias Bluetooth, porta USB, tomada AUX e função MirrorScreen, para replicar no ecrã táctil do veículo as aplicações do smartphone.
Elevando a segurança, a tecnologia Active City Brake (Travagem Automática Urbana em Risco de Colisão) passa a estar disponível em opção a partir do nível 2 antes do final de 2015, permitindo evitar o acidente ou reduzir o impacto em caso de não intervenção do condutor em condições urbanas, a menos de 30 km/h. A câmara de visão traseira encontra-se disponível em opção a partir do segundo nível de equipamento, havendo ainda que contar com o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro (de série no nível 3). Para aumentar a versatilidade do Partner Tepee, está também disponível o sistema Grip Control, que consegue melhorar os níveis de tracção nos terrenos de fraca aderência, surgindo aliado a maior altura ao solo (15 cm) e a pneus Mud&Snow. Através de um comando na consola central, o condutor pode escolher entre modos distintos: Neve, Todo-Terreno, Areia ou ESP Off.
O nível de equipamento de série está igualmente mais rico no Partner Tepee: o cruise control, bem como o ar condicionado estão agora disponíveis desde o nível 2. A versão Outdoor oferece ainda três bancos independentes e amovíveis na segunda fila de bancos. Os airbags laterais estão disponíveis de série logo desde a versão de entrada.
No que diz respeito às motorizações, o Partner Tepee conta com uma vasta gama de opções ao abrigo da norma Euro 6, com opções a gasolina VTi e Diesel BlueHDi com potências entre os 75 cv e os 120 cv. Destes, há a destacar as quatro variantes do bloco 1.6 BlueHDi em potências de 75 cv (113 g/km de CO2), 100 cv com start/stop (109 g/km de CO2), 100 cv com start/stop e caixa pilotada de seis velocidades (109 g/km de CO2) e de 120 cv com start/stop e caixa manual de seis velocidades (113 g/km de CO2).
Durante o primeiro semestre de 2016, será a vez do motor de três cilindros turbo a gasolina 1.2 PureTech de 110 cv associado a uma caixa manual de 5 velocidades se juntar à gama de opções.
O Partner Tepee estará disponível com 5 ou 7 lugares independentes, com três bancos amovíveis na segunda fila e dois bancos igualmente amovíveis na terceira fila na versão de sete lugares, ao passo que o volume de carga varia entre os 675 e os 3000 litros.
Versão para trabalho
Já a versão orientada para a área profissional, o Partner, contará com motores Euro 5, com os 1.6 HDi de 75 cv e o 1.6 HDi de 90 cv a continuarem disponíveis até Junho de 2016, mas terá também uma ampla gama de motorizações de última geração, já ao abrigo da norma Euro 6. No total, são cinco as novas motorizações Diesel BlueHDi, com potências entre os 75 cv e 120 cv, que estão disponíveis desde o lançamento. A versão 1.6 BlueHDi 100 S&S é uma forte aposta da marca graças aos baixos níveis de emissões, na ordem dos 106 g/km de CO2.
A gama fica completa com a versão Partner Eléctric, com um motor de 67 cv e uma autonomia de 170 km. Tanto o motor como a bateria dispõem a partir de agora de oito anos de garantia ou 100 000 km.
Para garantir a segurança, facilitar a condução e preservar o seu veículo no tempo, o novo Partner propõe equipamentos de segurança de série como o ABS, a Ajuda à Travagem de Emergência, Controlo de Estabilidade com Controlo de Tracção e Hill Assist, Sensor de pressão dos pneus, dispondo ainda do Active City Brake (Travagem Automática Urbana em Risco de Colisão), disponível em opção desde o nível 1 a partir de Novembro 2015. O Cruise Control é, a partir de agora, de série desde o nível 2. O Grip Control, já referenciado, também está disponível como opção.
O Partner propõe uma ampla gama de silhuetas, com dois comprimentos, L1 de 4,38 m e L2 de 4,63 m, uma versão cabina alongada com banco escamoteável na segunda fila e um chassis cabina para as transformações de carroçaria. Dispõe ainda de mais de 60 litros de espaços para arrumação no habitáculo, tanto para uso dos passageiros, como do condutor. O espaço fechado situado diante do volante ou a pequena mesa tipo escritório situada por trás das costas rebatíveis do assento central facilitam particularmente a vida aos profissionais. De resto, conta com novo equipamento telemático assente no ecrã táctil de 7” e com amplas possibilidades de conectividade.
Para as empresas, a marca propõe ainda uma solução para gestão de frotas, o Peugeot Connect Fleet Management, que se divide em três packs de serviços distintos ao nível da gestão de custos e da frota de automóveis.