Peugeot revela 308 R HYbrid com 500 cv
Dentro de poucos dias, o Salão de Xangai assistirá à estreia oficial em público da mais recente criação da Peugeot, mas a marca de Sochaux revelou já as imagens e principais características técnicas do protótipo 308 R HYbrid, um desportivo “ambiental” que, de algum modo, poderá antecipar uma versão híbrida do compacto gaulês. Pintado num azul específico e inconfundível (até por ser uma cor que conta com pigmentos fluorescentes e partículas de vidro), com as portas e a secção traseiras revestidas a preto mate, este 308 R HYbrid herda alguns elementos estéticos estreados no concept Quartz, revelado em 2013, destacando-se ainda, neste domínio, as cavas das rodas alargadas 80 mm, as jantes de 19″ com pneus 235/35 ou as entradas de ar colocadas no capot. O habitáculo denuncia, de imediato, a sua vocação, contando com quatro lugares individuais, volante de pequenas dimensões com patilhas de comando da caixa, diversos pormenores a vermelho e head-up display.
Ainda assim, é ao nível da mecânica que o 308 R HYbrid assume particular interesse, até por ter sido desenvolvido pela Peugeot Sport. O grupo motopropulsor é composto por um motor a gasolina 1.6 THP com 270 cv e 330 Nm (registando uma potência específica recorde para uma unidade com esta capacidade), um motor eléctrico dianteiro com 115 cv e 200 Nm, um motor eléctrico traseiro idêntico e com o mesmo rendimento (o que, desde logo, lhe assegura a tracção integral) e uma caixa pilotada de seis velocidades. O depósito de gasolina 50 litros foi recolocado para no lugar que tradicionalmente ocupa (atrás dos bancos traseiros) poder ser montada a bateria de iões de Lítio com 3,0 kWh de capacidade, passível de ser recarregada tanto através da travagem regenerativa, como do motor a gasolina, como até da ligação a uma tomada de carregamento rápido (demorando o processo, neste caso, não mais do que 30 minutos).
Com um rendimento combinado de 500 cv, e tendo em conta um peso total de 1550 kg (repartido numa proporção de 60/40 entre os eixos dianteiro e traseiro, e correspondente a uma relação peso potência de 3,1 kg/cv), o 308 R HYbrid anuncia uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h, 4,0 segundos nos 0-100 km/h e 22,0 segundos no quilómetro de arranque. O consumo combinado anunciado é de somente 3,0 l/100 km, correspondente a emissões de CO2 de 70 g/km; o sistema de travagem conta com discos dianteiros ventilados de 380 mm de diâmetro, actuados por pinças de quatro pistões, dispondo os traseiros de um diâmetro de 290 mm.
Para enfrentar os vários tipos de utilização, o condutor do 308 R HYbrid tem ao seu dispor quaro modos de funcionamento da mecânica. No Hot Lap, os três motores dão o seu total contributo em favor da performance, para um rendimento máximo combinado de 500 cv e 730 Nm. No modo Track, o motor térmico e o motor eléctrico traseiro garantem um rendimento de 400 cv e 530 Nm, podendo o motor eléctrico dianteiro auxiliar nas acelerações quando as solicitações do condutor assim o exijam. No modo Road é, essencialmente, o motor a gasolina que garante o movimento, sendo auxiliado pelo motor eléctrico traseiro nas acelerações (o motor eléctrico dianteiro está desactivado), para um rendimento de 300 cv e 400 Nm. Por fim, no modo ZEV, é dada prioridade ao motor eléctrico traseiro, auxilindo o seu congénere dianteiro quando necessário, mas ficando inibido o motor de combustão, para garantir nulas emissões de poluentes.
[jwplayer player=”1″ mediaid=”30858″]