CompararComparando ...

Polestar Precept: novo protótipo eléctrico de quatro portas

Artigo
Polestar Precept: novo protótipo eléctrico de quatro portas

Precept é o nome do protótipo eléctrico que a Polestar vai revelar dentro de dias, no Salão de Genebra, e o qual se destina a ilustrar a visão da marca desportiva da Volvo relativamente ao seu futuro e em que sentido evoluirá a sua verdadeira essência. Uma berlina de quatro portas de aparência desportiva e ar futurista, que indica o rumo que o design da Polestar pretende seguir, e que conta com novos materiais interiores, e mais sustentáveis, e com novos desenvolvimentos da interface digital veículo/utilizador.

Em termos de estilo, a Polestar define o Precept como um exemplo de minimalismo atlético, em que as proporções definem a sua presença, com superfícies contidas e um foco na eficácia aerodinâmica. Graças a uma plataforma com 3,1 m de distância entre eixos, sob a qual está alojada a bataria que alimenta os motores eléctricos, a silhueta é bastante baixa e esguia, mas sem deixar de privilegiar o espaço para pernas e em altura atrás.

Na frente, a tradicional grelha deu lugar ao que a marca denomina como Polestar SmartZone, e onde estão alojada a tecnologia dos sensores das funções de segurança e dos sistemas de assistência à condução, nomeadamente dois sensores de radar e uma câmara de alta definição, colocados por detrás de um painel transparente. No topo do tejadilho em vidro estão os sensores de Lidar, ao passo que as ópticas por LED, com a inevitável assinatura evocativa do martelo de Thor, são bipartidas em dois elementos independentes, no que se assume como uma interpretação muito específica deste elemento característico dos automóveis do grupo Volvo.

Acima da Polestar SmartZone existe um deflector integrado destinado a acelerar o fluxo de ar ao longo do capot, ao passo que a traseira é travessada por uma lâmina aerodinâmica que une das duas asas verticais. Ao mesmo tempo, os espelhos retrovisores são substituídos por câmaras, montadas nos extremos de finos braços aerodinamicamente optimizados, tendo o espelho retrovisor interior dado lugar a um ecrã digital que ptojecta as imagens captadas por uma câmara montada na traseira.

No habitáculo, um dos atributos mais relevantes será o recurso a materiais compósitos à base de linho nos painéis interiores e nas costas dos bancos, o que traduz numa redução do peso de 50%, e do desperdício de plástico de 80%, por comparação com os normalmente utiulizados nestes locais. As superfícies dos bancos são impresas em 3D a partir de garrafas de plástico recicladas, os encostos de cabeça são construídos em vinil de cortiça reciclado, os tapetes são feitos a partir de redes de pesca usadas.

Referência final para o interface homem/máquina, com software Android, assente num ecrã táctil de 15” para o sistema de infoentretenimento, e num painel de instrumentos totalmente digital de 12,5” – unidos por uma faixa de luz que atravessa todo o interior, e em que o logotipo da Polestar é projectado de forma holográfica entre os encostos de cabeça traseira no interior de um peça de cristal sueco. O próprio painel de instrumentos também conta com vários sensores, que, entre outras funções, monitorizam o olhar do condutor, e ajustam em conformidade o conteúdo exibido pelos vários ecrãs.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon