Poluição em Paris afasta motos e automóveis
Os elevados índices de poluição que se sentem em Paris levaram as autoridades a condicionar o acesso de motos e automóveis à cidade, chegando mesmo a colocar os transportes públicos gratuitos durantes esses dias para reduzir o tráfego. Há mais de uma semana que algumas cidades francesas estão em alerta máximo por causa da poluição.
Paris é uma dessas cidades e a própria Torre Eiffel está envolta numa nuvem cinzenta. Em condições normais, considera-se como limite máximo de segurança 80 microgramas de partículas de poluição por metro cúbico de ar e Paris já atingiu o valor de 180. Perante isto, as autoridades condicionaram o acesso à cidade tanto a automóveis como a motociclos implementando um conjunto de medidas para evitar a escalada da poluição e também tentar reduzi-la.
Os transportes públicos foram gratuitos até domingo e a mesma medida de excepção foi aplicada ao estacionamento que, ao não ser pago, motivou os condutores a deixar o seu veículo parado e optar por outras soluções. As restrições de circulação de veículos regressaram tendo em conta as matrículas (matrículas pares para dias pares e matrículas ímpares para dias ímpares). Havendo excepções para automóveis com mais de três pessoas a bordo que podiam circular. Este conjunto de medidas visa reduzir a poluição que aumentou drásticamente também por culpa das condições climatéricas, onde a ausência de chuva e a variação entre temperaturas quentes durante o dia e frias durante a noite levou a que a nuvem de poluição não se dissipe como seria normal.
[signoff2]