CompararComparando ...

Porsche inaugura fábrica de motores V8

Artigo
Porsche inaugura fábrica de motores V8


Já foi inaugurada a fábrica da Porsche exclusivamente destinada à produção da nova geração de motores V8 da marca, muito em breve a estrear pelo novo Panamera. Uma unidade fabril que representou um investimento de cerca de 80 milhões de euros, empregando 400 funcionários, para produzir, diariamente, 200 unidades de propulsores de oito cilindros em V – a cada 35 minutos terá início o fabrico de um novo motor, e cada motor demora um pouco mais de seis horas a ser produzido. Motores não se destinam apenas ao catálogo da Porsche, já que a seu tempo irão equipar todos os modelos de todas as marcas do Grupo VW que façam uso de unidades motrizes com esta artquitectura.

Zuffenhausen, o berço da Porsche, onde foram fabricados os seus primeiros modelos de produção em série, há 66 anos (na época, a marca empregava 108 pessoas e eram produzidos, anualmente, de forma absolutamente artesanal, 369 veículos; hoje, só na produção de motores, trabalham 1200 pessoas) foi o local eleito para instalar esta nova fábrica, que tem como um dos principais atributos um flexível sistema de produção, em que a manufactura e a automação se interligam de forma harmoniosa e eficaz. As ergonómicas estações de montagem são individualmente ajustáveis a cada operário, para evitar a monotonia, e todos os operários estão envolvidos numa multiplicidade de tarefas, sendo formados, por etapas, em todo o processo de montagem, para poderem alcançarem um nível de mestria relativamente a todo o motor.

Também as máquinas e as ferramentas são de última geração, com o sistema de produção a incorporar cerca de uma centena de inovações. São disso exemplo os veículos eléctricos de transporte industrial programáveis pelo utilizador, alimentados por baterias de iões de Lítio, e que navegam sobre uma rede de 16 mil imans montados no chão dos dois pisos da fábrica (o térreo destinado à logística, o superior destinado à montagem do motor). Assim como as ferramentas com valores pré-definidos de binário e velocidade de operação, que a cada momento podem ser alterados através da rede electrónica de produção, não estando assim limitadas a um local específico de utilização, ou a uma única tarefa.

A sustentabilidade é outro trunfo que a Porsche faz questão de destacar na sua nova fábrica, que conta com um sistema fotovoltaico na cobertura que gera, anualmente, qualquer coisa como 242 500 kWh de energia elétrica, o que se traduz numa poupança de 105 toneladas de CO2 que seriam emitidas para a atmosfera pela geração de electricidade convencional. Para aumentar a qualidade do ar, foram plantadas árvores e plantes em largas secções do topo do edifício.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon