CompararComparando ...

Porto Santo a primeira “ilha inteligente” do planeta

Artigo
Porto Santo a primeira “ilha inteligente” do planeta

Descoberta há 600 anos por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, a ilha de Porto Santo já deu o primeiro passo para tornar-se na primeira “ilha inteligente” do globo. Poucas semanas após de ter sido anunciado o programa “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”, lançado pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e pela Renault, e ao qual ambas as partes admitem já estender à própria Ilha da Madeira, o território recebeu entregues vinte veículos eléctricos do construtor francês (catorze Zoe e seis Kangoo Z.E.), tendo, ao memso tempo, sido inaugurados outros tantos postos de carregamento em diversos pontos da ilha.

Os modelos em questão foram entregues a entidades públicas (como a PSP), empresas privadas (nomeadamente taxistas) e famílias voluntárias, integrando um programa que visa conceber um modelo reproduzível noutras paragens, seja qual for a sua dimensão, para permitir a implementação, em larga escala, de soluções de mobilidade eléctrica ao alcance de todos. Composto por várias etapas, o fito último do projecto é que, a seu tempo, o parque circulante de Porto Santo seja constituído por cerca de mil automóveis elétricos, o que permitirá à ilha conquistar o estatuto de território sem combustíveis fósseis e emissões quase nulas de CO2.

A cada um destes veículos eléctricos está associado um posto de carregamento, embora, numa fase posterior, os mesmos venham a ser capazes de fazer carregamentos inteligentes, só carregando a máxima potência quando a disponibilidade de eletricidade for superior às necessidades, como seja nos picos de produção das fontes renováveis. Incluindo-se aqui, também os chamados carregamentos reversíveis (Vehicle-to-grid), em que os automóveis introduzem eletricidade na rede nos picos de consumo, ou funcionam simplesmente como unidades de armazenamento temporário de energia. Numa terceira fase, as baterias, na sua segunda vida, irão armazenar a energia intermitente produzida pelas centrais solares e eólicas de Porto Santo, a qual será restituída à rede quando necessário.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon