Prenda de aniversário: Cupra Formentor VZ5 de 390 cv no Outono
A criação do Formentor VZ5 foi uma das formas encontradas pela Cupra para celebrar o seu terceiro aniversário. O ano de 2021 promete ser de transformação para a submarca desportiva da Seat, nomeadamente no domínio da electrificação, com a oferta a incluir já seis variantes híbridas plug-in (nas gamas Leon e Formentor), e estando prevista a chegada do Born, a sua primeira proposta de propulsão exclusivamente eléctrica. Mas ficará, também, marcado pelo lançamento da sua proposta mais extrema de sempre.
Com lançamento comercial agendado para o terceiro trimestre deste ano, o Formentor VZ5 será produzido numa série especial limitada a não mais do que sete mil exemplares, começando por distinguir-se pelo seu visual mais agressivo. No exterior, menção para os elementos em fibra de carbono (splitter dianteiro e difusor traseiro), para as jantes maquinadas de 20”, para o capot específico, para a grelha em preto mate, para a grelha frontal inferior exclusiva, para as quatro ponteiras de escape diagonais de cor cobre, e para o lettering Cupra e emblema VZ5 em preto. No habitáculo, a par de alguns detalhes específicos, o grande destaque vai para as inéditas baquets CUPBucket (disponíveis em azul ou em pele preta).
Mas o grande atributo do Formentor VZ5 é mesmo a mecânica. Nomeadamente, o motor a gasolina de cinco cilindros em linha 2.5 TSI, com 2480 cc, capaz de disponibilizar 390 cv e 480 Nm, e de permitir ao modelo cumprir os 0-100 km/h em 4,2 segundos e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima. E para que o desempenho dinâmico esteja de acordo com as prestações, a suspensão foi rebaixada 10 mm face à do Formentor VZ de 310 cv, e conta com amortecimento pilotado DCC; o sistema de travagem recorre a pinças Akebono de seis pistões; o sistema de tracção integral 4Drive é de série; a caixa automática dispõe de patihas no volante, para ciomando manual em sequência; e a direcção dispõe de assistência progressiva.