Puritalia 427 é interpretação moderna do Shelby Cobra 427
Inspirado pelos roadsters das décadas de 1960, o 427 é uma criação da Puritalia Automobili, pequena fabricante italiana sediada em Nápoles que pretende recuperar a visão empreendedora das produções transalpinas do passado.
Apresentado como um modelo para “condutores puristas e entusiastas dos automóveis”, o Puritalia 427 é um pequeno roadster desportivo produzido de forma artesanal numa série limitada. A sua inspiração reside nos roadsters de meados do século passado, embora com apontamentos de desenho modernos e distintivos. Mas a principal inspiração para o desenho deste 427 veio dos Estados Unidos da América e não é difícil de ver: o Shelby Cobra 427. Elementos como os faróis e a enorme grelha dianteira evocam o ‘músculo’ americano do passado, mas com um toque de modernidade.
Em termos de especificações técnicas, um dos objectivos da Puritalia foi a de conceber um chassis de baixo peso, tendo recorrido a alumínio e a painéis de fibra de carbono para manter o peso em redor dos 1100 kg.
[jwplayer player=”1″ mediaid=”24242″]
No compartimento do motor, situado na dianteira, está um bloco Ford V8 DOHC de 5.0 litros com duas opções de potência: enquanto atmosférico rende 445 cv e 530 Nm às 4250 rpm, valores que sobem para os 605 cv e 640 Nm às 4500 rpm se o cliente optar pela versão sobrealimentada. A transmissão é manual de seis relações, contando com diferencial de deslizamento limitado e tracção traseira. De resto, entre os nomes que se juntam na ficha técnica contam-se ainda amortecedores da Bilstein, molas da Eibach e travões da Brembo.
Ainda segundo a marca, os clientes desempenham um papel essencial no desenvolvimento das especificações dos automóveis, para que os mesmos se adequem aos gostos do condutor.