Renault Twingo estreia em Genebra
[doptg id=”233″]
Duas décadas volvidas sobre o lançamento do modelo que revolucionou os citadinos, a Renault deu a conhecer a sua mais recente criação destinada a este segmento: o Twingo da terceira geração, modelo que volta a apostar na diferença.
Dando seguimento à parceria estabelecida entre a Renault e a Daimler em 2010, e cujo resultado mais visível para a maioria será a adopção de motores Diesel da marca francesa por algumas versões do Mercedes Classe A, o novo Twingo foi desenvolvido em conjunto com a futura geração do smart, partilhando os dois modelos a plataforma e a generalidade das restantes soluções mecânicas. Significa isto que ambos contarão com motor e tracção traseiros, algo que, se não constitui novidade na smart, é uma solução inédita para o citadino francês.
Em comunicado, a marca de Billancourt alega que a adopção desta configuração deve-se não só às óbvias economias de escala decorrentes deste desenvolvimento conjunto, mas também ao facto de considerar esta como a solução mais inteligente no que respeita à organização do espaço, além de que contribuirá para melhorar a dinâmica do veiculo, tornando-o mais ágil.
Segundo a Renault, a estética do novo Twingo dá seguimento aos conceitos introduzidos pelos protótipos Twin’Z e Twin’Run, mostrados em 2013, e foi ainda beber inspiração à primeira geração do modelo e ao inesquecível R5, nomeadamente à sua variante Turbo. Daqui resulta uma personalidade vincada e um estilo muito jovial, merecendo referência as luzes diurnas dianteiras e os farolins traseiros por LED e, principalmente, o facto de a carroçaria contar com cinco portas – o que também acontece pela primeira vez, e sem dúvida incrementa substancialmente a versatilidade do modelo.
Em linha com as mais recentes tendências do mercado a este nível, o novo Twingo conta ainda com a possibilidade de se ajustar aos gostos dos seus proprietários: não só conta com uma garrida palete de cores (azul claro, branco, amarelo e vermelho – ao melhor estilo do Twingo original), como estas podem ser combinadas com diversos elementos personalizáveis, caso dos espelhos retrovisores, das protecções laterais e dos autocolantes exteriores.
Quanto ao habitáculo, a marca francesa anuncia apenas que será o mais prático de sempre do Twingo e oferecerá uma versatilidade invejável, permitindo até o transporte de cinco ocupantes. A estreia do novo citadino gaulês está marcada para o próximo Salão de Genebra, estando por saber a sua data de chegada ao mercado português, as motorizações com que será proposto e os preços que praticará entre nós.