Renault Eolab consome 1,0 l/100 km
A Renault acaba de apresentar o concept Eolab, que serve de montra tecnológica para as soluções “zero-emissões” que o construtor gaulês pretende implementar em alguns dos seus modelos até 2020.
O Eolab é um utilitário, mas que sofreu uma cura de emagrecimento de cerca de 400 kg em relação ao Clio, graças à utilização de alumínio, materiais compósitos e ainda a um tejadilho construído em magnésio e que pesa apenas 4 kg. A carroçaria apresenta ainda diversos detalhes que melhoram a aerodinâmica, como os spoilers activos.
Graças ao seu sistema de propulsão híbrido, que combina um motor a gasolina com um eléctrico, consegue percorrer quase 60 km sem gastar uma gota de gasolina, desde que não se excedam os 120 km/h. Este sistema é um do pontos mais importantes a reter, pois a Renault integrará, na sua gama, uma solução híbrida.
O conjunto de todas estas tecnologias permite ao Eolab apresentar um consumo médio de apenas 1,0 l/100 km e emissões de 22 g/km. Até 2020, para responder ao desafio lançado pelo governo francês, a Renault promete apresentar um automóvel capaz de homologar um valor abaixo dos 2,0 l/100 km.