Renovada Renault Espace chega na Primavera
A capacidade da Renault para reinventar a Espace, que na sua mais recente geração, a quinta do seu historial, abandonou o conceito de monovolume, em que foi pioneira na Europa, para adoptar o de crossover, ajuda em boa parte a explicar um êxito comprovado por mais de 1,3 milhões de unidades vendidas desde o lançamento do modelo original, em 1984. Agora, é tempo de a Espace conhecer a inevitável actualização de meio de vida, esperada no mercado na Primavera do próximo ano.
No capítulo estético, a renovada Espace recebeu os faróis por matriz de LED adaptativos, que aqui fazem a sua estreia na oferta da Renault, capazes de não só oferecer uma superior capacidade de iluminação, como de realçar o design em forma de “C” já tão típicos dos modelos da marca francesa. Novos são, também, o pára-choques dianteiro, a grelha frontal inferior, o friso cromado transversal dianteiro e a assinatura visual garantida pelos farolins traseiros por LED, ao passo que o pára-choques posterior foi redesenhado, passando a integrar duas ponteiras de escape ovais.
Quanto ao interior, referência primeira para a luxuosa versão Initiale Paris, em que passa a ser possível optar entre duas cores para exclusivos revestimentos em pele premium dos bancos e painéis das portas: preto e cinzento. Ao mesmo tempo, os bancos dianteiros dispõem de aquecimento, função de passagem e regulações eléctricas de dez vias.
Comum a todas as versões da renovada Espace é a redesenhada consola central suspensa, com um novo espaço de arrumação fechado, que integra porta-copos, duas entradas USB e uma entrada Aux à direita da alavanca de comando da caixa de velocidades – sem ligação física com a transmissão, e cuja introdução permitiu disponibilizar espaço para a criação, sob a consola, de um compartimento para carregamento por indução de um smartphones. O sistema de infoentretenimento Easy Link, com ecrã táctil vertical de 9,3”, conta com uma nova interface personalizável, sendo propostos nas versões mais equipadas o painel de instrumentos totalmente digital e o head-up display.
Novo é o sistema de som Bose com doze altifalantes, que disponibiliza cinco ambientes sonoros: Lounge, Surround, Studio, Immersion e Driver. Todas as variantes dispõem de portão traseiro eléctrico com operação “mãos-livres”, e de tejadilho em vidro com uma área de 2,8m2, que pode ser de abrir e prolongar-se até os lugares traseiros nos níveis de equipamento mais dotados.
Já a gama de motores inclui a unidades a gasolina Tce 225 EDC FAP (1.8 turbo de 225 cv com caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades) e os turobdiesel Blue dCi 160 EDC e Blue dCi 200 EDC (ambos de 2,0 litros e associados a uma caixa e pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades, o primeiro oferece 160 cv e 360 Nm, o segundo 200 cv e 400 Nm).