Renovado BMW Série 6 Gran Turismo chega em Julho
Num mês de Julho que promete ser dos mais agitados de sempre para a BMW chega também o renovado Série 6 Gran Turismo. O coupé de quatro portas da casa de Munique herda boa parte das soluções introduzidas, igualmente, na actualização do Série 5 (saiba mais aqui), esperado para a mesma altura, seja em termos estilísticos, como tecnológicos e, até, de motorizações, pese embora, neste domínio, a sua oferta não seja tão vasta, nem inclua opções híbridas plug-in.
Visualmente, o Série 6 Gran Turismo passa a contar com ópticas dianteiras em forma de “L” (sendo opções os faróis por laser e os de matriz de LED adaptativos, com função de curva e anti-encandeamento); farolins traseiros por LED de efeito tridimensional; secções dianteira e traseira retocadas; novas jantes de 19” e 20” em opção (de 18” de série); ponteiras de escape trapezoidais em todas versões; e grelha frontal de duplo rim de maiores dimensões, com moldura integral. O opcional pacote M Sport conta com novos elementos aerodinâmicos, incluindo um novo difusor traseiro; o, também ele opcional, sistema de travagem M Sport passa a dispor de pinças vermelhas ou azuis.
No interior, menção para o painel instrumentos totalmente digital Live Cockpit Professional série, para os bancos em pele Dakota, para o sistema de infoentretenimento com ecrã de 12,3”, para o sistema de climatização com novas funções, para os comandos na consola central em preto brilhante e para o novo volante em pele multifunções com uma nova disposição dos respectivos botões – todos incluídos de série. A par de novas possibilidades de acabamentos interiores, há ainda a destacr, no plano tecnológico, os novos sistemas de assistência à condução; a nova geração do sistema navegação; a integração da compatibilidade Android Auto; e a introdução da mais recente geração, a sétima, do sistema operativo da electrónica de bordo.
Mecanicamente, todos os Série 6 Gran Turismo da nova geração dispõem de suspensão traseira pneumática autonivelante de série, sendo opções o amortecimento totalmente pneumático, a suspensão adaptativa, as barras estabilizadoras activas e a direcção integral activa. Ao mesmo tempo que todos os motores têm associada a caixa automática Steptronic de oito velocidades e a tecnologia mild hybrid assente num alternador/motor de arranque integrados, numa bateria adicional e num sistema eléctrico de 48 Volt, capaz de recuperar a energia de travagem e em aceleração, e de fornecer 11 cv de potência adicional no início das acelerações.
Deste modo, a gama a gasolina será composta pelas seguintes versões: 630i Gran Turismo (motor a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros, com 258 cv e 400 Nm, para uma aceleração 0-100 km/h em 6,5 segundos); e 640i Gran Turismo e 640i xDrive Gran Turismo (motor de seis cilindros e 3,0 litros, com 333 cv 450 cv, sendo os 0-100 km/h cumpridos em 5,5 segundos pela versão de tracção traseira, e em 5,4 segundos pela de tracção integral). Já a oferta Diesel inclui as variantes 620d Gran Turismo (motor 2.0 de quatro cilindros, com 190 cv e 400 Nm, para uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 7,9 segundos e uma velocidade máxima de 220 km/h); 630d Gran Turismo e 630d xDrive Gran Turismo (motor de seis cilindros e 3,0 litros, com 286 cv e 650 Nm, com os 0-100 km/h a serem cumpridos em 6,1 segundos pela variante de tracção traseira, e em 5,9 segundos pela de tracção total); e 6540d xDrive Gran Turismo (motor de seis cilindros e 3,0 itros, com 340 cv e 700 Nm, para uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 5,3 segundos). À excepção do modelo de acesso, a velocidade máxima está sempre electronicamente limitada a 250 km/h.