Renovado Hyundai Veloster N estreia caixa DCT8
A Hyundai já revelou a mais recente actualização do Veloster N, modelo que começará por ser comercializado na Coreia do Sul, já a partir deste mês, chegando, depois, a outros mercados – não se sabendo, ainda, se o português será um deles. Ao contrário do que muitos previam, ainda não foi desta que o coupé sul-coreano recebeu um novo motor de 2,5 litros, mas nem por isso deixam de ser vários os motivos de interesse a ter em conta nesta sua mais recente evolução.
Sob o capot continua, pois, a estar o quatro cilindros turbo de 2,0 litros, com 250 cv de potência no Veloster N, ou 275 cv na sua versão dotada do chamado Performance Package. Porém, graças ao novo sistema N Grin Shift (NGS), que permite que a função overboost e a reposta optimizada da transmissão se mantenham activas durante um máximo de 20 segundos, a unidade motriz pode agora oferecer, durante este período, mais 7% de binário máximo, ou seja, 377 Nm em vez de 353 Nm.
Outra das grandes novidades do Veloster N é a estreia da caixa pilotada DCT8 de dupla embraiagem e oito velocidades, com embraiagens banhadas a óleo e operadas por actuadores eléctricos, o que deixa antever a sua aplicação em motores de rendimento superior. Uma solução que é, aqui, combinada com os sistemas N Power Shift (NPS) e N Track Sense Shift (NTS) – o primeiro selecciona a mudança seguinte uma vez seja superada 90% da aceleração em cada relação de caixa, para evitar quebras de binário, e garantir que é sempre transmitida às rodas a máxima potência possível; o segundo destina-se a identificar as condições da estrada e o estilo de condução praticado, e, em função da leitura dos dados obtidos, a selecionar a mudança ideal para cada situação.
Todas estas funcionalidades são possíveis de configurar através do novo ecrã de 8” do sistema de infoentretenimento, por sinal dotado de um sistema de som de alta fidelidade da JBL. A ter em conta, igualmente, os 5,6 segundos anunciados pela Hyundai para a aceleração 0-100 km/h do novo Veloster N; e os novos, e opcionais, bancos N Light Sports Bucket, revestidos a Alcantara, com o logótipo N iluminado no topo das costas, e mais estreitos e 2 kg mais leves do que os propostos de série.