Renovado Jeep Compass em Portugal desde €27 750
Ainda este mês será colocado à venda pela Jeep no mercado português o renovado Compass, com a versão mais acessível a ser proposta por €27 750. A produção da versão europeia do modelo foi transferida de touca, no México, para Melfi, em Itália (de onde também sairão as suas futuras derivações híbridas plug-in), o que permitiu naõ só encurtar consideravelmente os prazos de entrega, como introduzir características e conteúdos melhor ajustados à realidade europeia.
Uma das grandes novidades desta actualização do Compass reside na introdução do novo motor a gasolina turbocomprido com 1,3 litros e filtro de partículas da família FireFly do grupo FCA, nas suas derivações de 130 cv e 150 cv, em ambos os casos com um binário máximo de 270 Nm – a primeira tendo sempre acoplada uma caixa manual de seis velocidades; a segunda combinando-se em exclusivo com a caixa pilotada DDCT de dupla embraiagem a seco e seis relações. Significa isto que, pela primeira vez, o Compass conta com uma versão de tracção dianteira e transmissão automática, a qual oferece ainda o modo de condução Sport (que torna mais firme a assistência da direcção e mais célere a resposta ao acelerador, além de ajustar as leis de passagens de caixa.
A gama europeia do modelo completa-se com a versão animada pelo motor turbodiesel 1.6 MultiJet II de 120 cv e 320 Nm, tal como as variantes a gasolina, disponível apenas com tracção dianteira. Deste modo, para aceder as versões de tracção integral, haverá que aguardar pelo segundo semestre do ano, altura em que chegará ao mercado o Compass 4xe, a opção híbrida da família, com motor a gasolina de 150 cv a actuar sobre o eixo dianteiro, e motor eléctrico integrado no eixo traseiro, para um rendimento combinado de 240 cv (saiba mais aqui https://www.absolute-motors.com/jeep-renegade-4xe-e-compass-4xe-novos-hibridos-plug-in-no-verao/).
Com cinco novas cores de carroçaria, cinco jantes de novo desenho e uma nova cobertura do compartimento de bagagens em todas as versões, o Compass da nova geração será proposto nos níveis de equipamento Sport, Longitude, Limited e S, este último exclusivo da versão mais potente. Para incrementar o apuro dinâmico, nomeadamente a precisão em curvam e a estabilidade em travagem, o modelo recebeu ainda, uma nova afinação da direcção, com uma assistência mais progresiva, e diversas alterações ao nível da suspensão, nomeadamente amortecedores com válvulas FSD, para melhor controlo dos movimentos da carroçaria, mas sem afectar o conforto de marcha em piso irregular.