Renovado Mercedes Classe S quase pronto
Já não é segredo para ninguém que a Mercedes se apresta a operar uma renovação substantiva no seu topo de gama, que muito provavelmente se estreará na sua nova roupagem já em Janeiro, no Salão de Detroit. Uma evolução que será transversal a toda a gama, incluindo as mais dotadas variantes AMG, como o provam as imagens aqui publicadas.
Exteriormente, as alterações incluem o habitual nestas actualizações de meio de ciclo: novos grupos ópticos (os dianteiros de novo formato, os traseiros com um novo grafismo), pára-choques redesenhados e uma grelha retocada. No interior destacam-se o novo tablier, com menos botões de comando, o novo touchpad na consola central e o novo volante.
Novidades mais substanciais serão encontradas, como a Absolute Motors já teve oportunidade de noticiar, ao nível da gama de motores. E isto porque o Classe S foi o modelo eleito pela Mercedes para estrear as novas unidades motrizes da sua família de motores modulares com 500 cc de capacidade unitária: um 4.0-V8 biturbo com sistema de desactivação de cilindros (476 cv e 700 Nm), dois seis cilindros em linha de 3,0 litros sobrealimentados (408 cv e 500 Nm na versão a gasolina, 313 cv e 650 Nm na variante Diesel) e um quatro cilindros a gasolina de 2,0 litros (com cerca de 270 cv).
No caso da versão AMG, a grande curiosidade reside em saber se a Mercedes aplicará no S 63 a mais recente evolução do motor 4.0-V8 biturbo já anunciada para o novo E 63 S, com 612 cv e 812 Nm. Se assim for, é de esperar que o modelo passe a contar, também, com tracção integral 4Matic em todas as suas declinações, e não apenas na versão longa.