CompararComparando ...

Rosberg é o rei das pole-positions em 2014

Artigo
Rosberg é o rei das pole-positions em 2014

O alemão Nico Rosberg foi o mais rápido na derradeira qualificação do campeonato e vai partir da pole-position para o Grande Prémio de Abu Dhabi, que se realiza amanhã a partir das 13 horas (hora de Portugal Continental). O piloto da Mercedes foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados pela 11ª vez na temporada e deixou o seu companheiro de equipa e líder do campeonato, Lewis Hamilton, a quase quatro décimas de distância. O terceiro melhor foi Valteri Bottas, em Williams.

Separados por 17 pontos, e com pontuação a dobrar nesta última ronda da época, os dois pilotos da Mercedes partem para a corrida de amanhã na luta pelo título. Hamilton está em vantagem e basta-lhe ser segundo mesmo que Rosberg ganhe. O alemão, por seu turno, tem de vencer e esperar que algum piloto de outra equipa se intrometa entre os dois se quiser levar a taça de campeão de 2014 consigo.

Apesar de estar em vantagem e de ter afirmado na conferência de imprensa que está tranquilo e que tem “experiência de 15 anos de corrida”, o britânico não esteve ao seu melhor nível na qualificação, cometeu vários erros e quase foi passado na tabela de tempos pelos dois Williams. Ainda assim, segurou o segundo posto e amanhã pode adoptar uma estratégia muito mais conservadora pois tem os pontos do seu lado.

Com Felipe Massa no quarto posto e as duas primeiras grelhas monopolizadas pelos Mercedes e pelos Williams, Daniel Ricciardo surge em quinto. O australiano da Red Bull é o primeiro piloto dos que contam com um monolugar sem o motor alemão. Atrás de si está Sebastian Vettel que faz, em Abu Dhabi, a última corrida com a formação austríaca. Já se sabe que em 2015 será piloto Ferrari, assumindo o lugar de Fernando Alonso.

Entre Vettel, Alonso e Button, apenas o alemão tem o futuro publicamente definido

Entre Vettel, Alonso e Button, apenas o alemão tem o futuro publicamente definido

O espanhol teve vários problemas, nomeadamente nos treinos livres, com o seu carro a falhar devido a problemas eléctricos. Na qualificação não foi além do décimo posto atrás de Kimi Raikkonen, o seu companheiro de equipa, que terminou em nono. Nota para Daniil Kvyat que, no Toro Rosso, ficou com o sétimo melhor registo da qualificação. Esta é, também, a derradeira corrida do russo pela equipa italiana. Em 2015 sobe um patamar com a promoção à estrutura principal, a Red Bull.

Jenson Button, em McLaren, ficou com o oitavo posto e voltou a bater o seu jovem companheiro, Kevin Magnussen, que não foi além do 11º lugar. Na segunda metade da tabela, a Force India conseguiu levar os dois pilotos, Sergio Perez e Nico Hulkenberg, à segunda fase da qualificação, enquanto a regressada Caterham ficou com os dois últimos lugares da sessão. Neste particular, Kamui Kobayashi deixou o estreante Will Stevens a meio segundo de distância.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon