Rui Gonçalves conseguiu o nono lugar na Finlândia
Na jornada finlandesa do Mundial da Motocross Rui Gonçalves conseguiu um desempenho positivo ao arrecadar o nono lugar no somatório das duas mangas, tendo mesmo conquistado o sexto lugar na segunda manga.
A localidade finlandesa de Hyvinkaa foi o palco da décima terceira jornada do Campeonato do Mundo de Motocross e o português Rui Gonçalves começou bem esta jornada nórdica.
Logo na qualificação conseguiu o quarto tempo e na primeira prova ainda andou pelo oitavo lugar, mas acabaria por terminar em décimo terceiro.
Mas o piloto português não baixou os braços e na segunda manga arrancou bem, andando algum tempo no nono posto, mas foi subindo na classificação para a cinco voltas do final conseguir levar a sua Yamaha à sexta posição na qual terminaria a prova.
No final Rui Gonçalves mostrava-se satisfetiso, “no sábado tudo correu da melhor forma com uma boa manga de qualificação que permitiu obter um excelente lugar na grelha. Estava à espera de um arranque igual na primeira manga de domingo mas não tive tanta sorte.
Tive problemas de embraiagem que me levaram a ter de afiná-la constantemente. Perdi alguns lugares com os braços inchados e, por isso, posso considerar que foi uma manga um pouco frustrante porque sei que tenho rapidez para andar com os pilotos que seguiam na minha frente.
No intervalo entre mangas falei com o meu mecânico e adoptámos uma estratégia mais cautelosa para a segunda manga. No início comecei com mais calma, muito concentrado na minha condução por forma a ter mais velocidade em curva e assim poupar mais energia para o final da corrida.
Ainda sinto os efeitos da febre que me afetou na semana passada mas o resultado da segunda manga deixou-me extremamente motivado. Não consigo deixar de agradecer à equipa BikeIt Yamaha Cosworth pelo seu enorme empenho e agora é só aguardar pela corrida da República Checa com os olhos postos nos bons resultados”.
O actual campeão Antonio Cairoli foi o vencedor da prova finlandesa e reforçou a sua liderança no campeonato.
Classificação do Campeonato Mundial de Motocross após a prova finlandesa:
1.º Antonio Cairoli (KTM) 577 pontos
2.º Jeremy Van Horebeek (Yamaha) 515 pontos
3.º Clement Desalle (Suzuki) 470 pontos
4.º Kevin Strijbos (Suzuki) 424 pontos
5.º Steven Frossard (Kawasaki) 307 pontos
6.º Shaun Simpson (KTM) 296 pontos
…
11.º Rui Gonçalves (Yamaha) 200
[signoff2]