Rui Gonçalves foi oitavo na prova francesa do MXGP
St. Jean D’Angely em França recebeu a oitava prova do Mundial de Motocross e Rui Gonçalves conseguiu aí um dos seus melhores resultados da época ao chegar ao final na oitava posição.
Depois de uma semana de testes onde o piloto e a equipa evoluiram bastante a Yamaha YZ 450 F, Rui Gonçalves estava confiante para a prova francesa.
A qualificação no entanto não correu como seria de esperar pois o piloto português foi atingido no lábio por uma pedra, o que lhe causaria um hematoma e muitas dores.
Já na primeira manga da corrida, partindo da zona exterior, Rui Gonçalves aproveitou a forte aceleração da sua moto para se colocar na sétima posição mas o piso esocrregadio iria atraiçoá-lo provocando uma queda que fez com que perdesse algumas posições, tendo terminado no 12º lugar.
A segunda manga correu melhor, novamente com um forte arranque, mas desta vez a regularidade e a eficácia ditaram um resultado mais condizente com a exibição do piloto português que terminaria em sétimo lugar, o que lhe garantia a oitava posição no somatório das duas mangas.
No fim da prova o piloto português afirmava que “finalmente tive a sorte do meu lado e tudo correu da melhor forma. Durante a semana efetuamos testes que se revelaram muito positivos principalmente numa pista tão difícil e técnica como é o caso de St Jean d’Angely. No sábado ainda apanhei um susto depois de ter sido atingido por uma pedra na boca. Todavia no domingo fiz duas boas corridas apesar do percalço na primeira manga. Penso que estamos definitivamente no bom caminho num altura em que passámos o meio do campeonato e que se aproximam as pistas de areia onde melhor podemos provar as nossas capacidades”.
A próxima prova do mundial será em Maggiora, Itália a 15 de Junho, mas entretanto Rui Gonçalves ainda vem a portugal para disputar a próxima etapa do Nacional de Motocross.
Classificação final do GP de França MXGP :
1. Clement Desalle (BEL, SUZ), 50 pontos
2. Jeremy Van Horebeek (BEL, YAM), 42 pontos
3. Antonio Cairoli (ITA, KTM), 42 pontos
4. Steven Frossard (FRA, KAW), 33 pontos
5. Evgeny Bobryshev (RUS, HON), 32 pontos
6. Kevin Strijbos (BEL, SUZ), 26 pontos
7. Shaun Simpson (GBR, KTM), 24 pontos
8. Rui Goncalves (POR, YAM), 23 pontos
Classificação Provisória do campeonato MXGP :
1. Antonio Cairoli (ITA, KTM), 393 pontos
2. Clement Desalle (BEL, SUZ), 373 pontos
3. Jeremy Van Horebeek (BEL, YAM), 358 pontos
4. Kevin Strijbos (BEL, SUZ), 276 pontos
5. Gautier Paulin (FRA, KAW), 205 pontos
6. Steven Frossard (FRA, KAW), 197 pontos
7. Shaun Simpson (GBR, KTM), 183 pontos
8. Evgeny Bobryshev (RUS, HON), 168 pontos
9. Maximilian Nagl (GER, HON), 166 pontos
10. Xavier Boog (FRA, HON), 159 pontos
12. Rui Gonçalves (POR, Yamaha) 142 pontos
[signoff2]