Seat antecipa Frankfurt e revela novo Leon Cupra R
Uma videoconferência, protagonizada pelo seu presidente, Luca di Meo, foi o meio escolhido pela Seat para revelar, em antecipação, as principais novidades que preparou para o Salão de Frankfurt, que dentro de uma semana abre as suas portas. No centro das atenções estará, desde logo, o Arona, o novo SUV de pequenas dimensões da marca espanhola, assente na plataforma MQB A0 estreada pelo novo Ibiza, que na Alemanha fará a sua estreia em salões (e perante o grande público) e poderá ser encomendado já a partir de 12 de Setembro, estando as entregas das primeiras unidades a clientes prevista para Novembro.
Também em destaque, o novo Leon Cupra R: a lançar comercialmente lá mais para o final do ano, é o Seat de produção em série mais potente de sempre, sendo proposto numa série limitada a não mais do que 799 exemplares, disponíveis nas cores preta, cinzenta e cinzenta mate. Com tracção dianteira, 310 cv de potência na versão de caixa manual, e 300 cv na variante equipada com a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem, o Leon Cupra R promete oferecer um desempenho dinâmico mais apurado, para o que recebeu um novo camber do eixo dianteiro, uma suspensão com amortecimento activo DCC modificada, travões Brembo e um novo sistema de escape. Visualmente, conta, distingue-se, entre outros, pelos vários elementos aerodinâmicos em carbono (caso das saias laterais e do extractor traseiro), pelas caixas dos espelhos e jantes de cor cobre, e pela alavanca de comando da caixa e pelo volante forrados a Alcantara,
No certame germânico, a Seat irá ainda apresentar o Alexa by Amazon, anunciado como o primeiro serviço de voz interactivo integrado da indústria automóvel – a lançar no Ateca e no Leon já no final deste ano, ficando disponível também no Ibiza e no Arona durante 2018. Uma solução desenvolvida ao abrigo de uma parceria estabelecida com a Amazon, destinada a oferecer soluções integradas que permitam optimizar o tempo que o condutor passa no automóvel, e que através de uma simples pergunta, formulada verbalmente, permitirá, por exemplo, encontrar e definir o destino da navegação, encontrar o concessionário mais próximo um eleger um local para almoçar ou jantar.
Ao mesmo tempo, são já conhecidos os nomes finalistas para identificar o novo SUV da casa de Martorell, a posicionar acima do Ateca e a lançar durante o próximo ano. Entre as 10 130 propostas recebidas, foram seleccionados novos locais da geografia espanhola: Abrera, Alboran, Aran, Aranda, Avila, Donosti, Tarifa, Tarraco e Teide. Entre 12 e 25 de Setembro, a votaç\ao do público decidirá como se chamará o novo modelo.
Por fim, a Seat confirma em Frankfurt a sua aposta no gás natural comprimido (GNC) com a revelação do Ibiza 1.0 TGI, o seu segundo modelo do género, depois do Leon e do Mii. Com um depósito de gasolina e dois de GNC, oferece uma autonomia de quase 1200 quilómetros (390 quilómetros com GNC), emissões de CO2 de 88 g/km no modo GNC e será proposto apenas com o nível de equipamento Style.