Sempre a abrir
Abrir o mostrador de um relógio como se fosse o capot de um bólide e carregar no botão de accionamento da função cronográfica como se de um acelerador se tratasse: o Challenge Chrono da Cvstos é um pequeno parque temático para todos os apaixonados do desporto motorizado e da engenharia mecânica – a estética agressiva inspirada nas linhas dos automóveis desportivos de luxo coloca todo o seu tecnicismo em evidência no plano estético através da fusão de novos materiais e de um visual estruturado que acentua a tridimensionalidade do conjunto!
O Challenge Chrono rapidamente se tornou num modelo proeminente na coleção da jovem marca genebrina cujo nome se deve a uma inscrição patente nos antigos sestércios romanos e que significa ‘Guardião’ – porque cada relógio Cvstos é o guardião de um sistema assente em quatro premissas (eficácia, performance, elegância e preciosidade). Esse quarteto de valores e os vários elementos de estilo fazem a apologia da alta-relojoaria contemporânea e exaltam a Cvustos como uma das manufacturas relojoeiras da nova geração.
O mostrador estruturado reforça a tridimensionalidade do Challenge Chrono com os seus recortes e relevos – incluindo um indicador de reserva de corda, três submostradores (segundos contínuos, totalizador das horas, totalizador dos minutos) e uma janela para a data que lhe dão um visual técnico de painel de instrumentos. A criteriosa utilização da cor em alguns ponteiros e de matéria luminescente SuperLuminova proporciona um excelente contraste e reforça a sua legibilidade.
Esse sentido de tridimensionalidade também é proporcionado pela motorização do Challenge Chrono, parcialmente vista a partir do mostrador e sobretudo através do fundo transparente em vidro de safira com tratamento anti-reflexo. Em destaque: o mecanismo cronográfico CVS577 – um calibre de corda automática alimentado por um rotor de elevado rendimento concebido numa exclusiva liga de tungsténio 88 e titânio que tem a assinatura Cvstos Technology e funciona a 28.800 alternâncias/hora. Contém 25 rubis e apresenta como funções: horas, minutos, segundos; cronógrafo de segundos, minutos e horas; data e indicador de reserva de corda numa escala de 48 horas no mostrador.
A coleção da Cvstos é declinada em criações de três formatos: redondo, quadrado e tonneau. A caixa em aço do Challenge Chrono, estanque até 100 metros de profundidade, apresenta uma arquitectura tonneau de generosas dimensões (53,7 por 41 mm) mas de construção ergonómica que o torna acessível a todos os tipos de pulso – o formato preferido da dupla fundadora da marca, Sassoun Sirmakès e Antonio Terranova, dois apaixonados pelo desporto motorizado que patrocinam vários pilotos de automóveis e o campeão de motociclismo Dani Pedrosa.
A coroa de rosca e os parafusos são em titânio de grau 5 polido, com padrão exclusivo Cvstos Technology que lhe acentua o espírito racing. Mas os deliciosos pormenores não se cingem ao relógio em si: a bracelete em borracha vulcanizada de elevada qualidade (Nitril) proporciona a aderência ideal ao pulso em qualquer circunstância – é antialergénica, especialmente maleável, ultra-resistente ao suor e à água, combina idealmente com a personalidade técnica do relógio e também o fecho de báscula segue na perfeição a linha simultaneamente desportiva e vanguardista do Challenge Chrono.
Não há dúvida de que o Challenge Chrono – tanto na sua versão regular como nas edições limitadas pessoalmente associadas a vários pilotos amigos da marca – é um instrumento do tempo requintado até ao mais ínfimo dos detalhes. E que se mostra extremamente apetecível para os amantes dos desportos motorizados… Cvstos o que custar, normalmente entre os 13.000 e os 20.000 euros consoante as versões.
Miguel Seabra
Espiral do Tempo