Skoda eleva a fasquia com novo Superb
A Skoda revelou, por fim, as imagens do novo Superb, aquele que é o seu modelo topo-de-gama e com o qual pretende incrementar as suas vendas na Europa.
O modelo da marca checa foi revelado hoje “em casa”, ou seja, no Forum Karlín na República Checa, apresentando linhas mais modernas e com uma identidade que segue aquilo que já se tinha visto com o novo Fabia, sobretudo na dianteira, marcada pela grelha superior com várias “lâminas” verticais, e pelos faróis estilizados com luzes diurnas LED integradas.
Assente na plataforma modular MQB do grupo Volkswagen, este modelo de três volumes inspira-se visualmente no Skoda VisionC Concept, distinguindo-se pelo muito espaço disponível no habitáculo e na bagageira. Estes eram, aliás, dois atributos que distinguiram as anteriores gerações do Superb e que se mantêm nesta nova, graças ao crescimento de 80 mm na distância entre eixos e ao aumento de 30 litros na mala face à geração anterior, contando agora com impressionantes 625 litros.
O novo Superb é o primeiro da marca a contar com Controlo Dinâmico do Châssis (DCC), incluindo o Driving Mode Select, que oferece modos distintos de condução. Outras funcionalidades passam pelo ar condicionado automático tri-zona, bancos aquecidos, pára-brisas aquecido e esguicho de água também aquecido para os meses mais frios. Sensores de luminosidade e de chuva também estão presentes. Já a tampa do porta-bagagens tem accionamento eléctrico e pode ser complementado com sistema de abertura automática mediante a passagem do pé debaixo do pára-choques traseiro. Este sistema automático funciona em combinação com o sistema KESSY de abertura e ignição automáticas.
O Park Assist para ajudar no estacionamento e a câmara de estacionamento traseiro também não faltam. Por outro lado, dispõe de um total de quatro novos sistemas de infoentretenimento disponíveis tendo por base o sistema tecnológico do grupo Volkswagen. No nível mais elevado dos quatro, denominado Columbus, é possível contar com Internet de alta-velocidade. De resto, a ligação aos smartphones e a sua reprodução no ecrã táctil do veículo (MirrorLink) está assegurada, havendo ainda a possibilidade de aceder a diversos dados do carro a partir de uma aplicação de smartphone.
Aposta na eficiência
Quanto a motores, recorre à “prata da casa”, isto é, às unidades partilhadas pelas diversas marcas do grupo. A gama, toda ao abrigo da norma Euro 6, é até 30% mais poupada nos consumos e nas emissões, sendo o Superb GreenLine o mais relevante neste aspecto: consome apenas 3,7 l/100 km e emite 95 g/km de CO2. Terá cinco motores TSI a gasolina com potências entre os 125 cv e os 280 cv e três blocos Diesel com potências entre os 120 cv e os 180 cv. Todos os motores terão sistema start-stop e, com excepção da versão de entrada a gasolina (125 cv), todos os blocos podem contar com caixa de dupla embraiagem. Quatro dos motores podem ser combinados com o sistema de tracção integral (Haldex).
Em matéria de segurança, destaque para o Controlo de Estabilidade com Travagem Multi-Colisão e para os sete airbags. Entre os opcionais, contam-se os sistemas XDS+, que funciona como diferencial autoblocante, Cruise Control Adaptativo, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistência em Engarrafamentos e Alerta de Veículos no Ângulo Cego. Os faróis recorrem a halogéneo, podendo receber tecnologia bi-xénon com sistema de iluminação em curva.
Por fim, como curiosidade, a Skoda indica que já vendeu mais de 700 mil Superb no cômputo das duas gerações anteriores, partindo para esta terceira geração com expectativas bastante elevadas. Como tal, foi apresentado ao som da nova “Sinfonia Superb” tocada pela Orquestra Filarmónica Checa, contando ainda com as presenças de Chaka Khan e Aura Dione.