Skoda Enyaq iV: SUV eléctrico com até 510 km de autonomia em 2021
Acaba de ser revelado pela Skoda o novo Enyaq iV, primeiro SUV totalmente eléctrico da marca checa e, também, primeiro modelo do género do Grupo VW assente na sua plataforma modular MEB, desenvolvida de raiz especificamente para veículos eléctricos – do tipo “prancha de skate”, com a bateria instalada sob o piso. Com lançamento no mercado marcado para 2021, será produzido em Mladá Boleslav, sede do construtor checo, na única fábrica europeia do conglomerado germânico fora da Alemanha apta a produzir de veículos assentes nesta base.
Com 4649 mm de comprimento, 1879 mm de largura e 1616 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2765 mm, o Enyaq iV posiciona-se, em termos de dimensões, no seio da gama da Skoda, entre o Karoq e o Kodiaq. Visualmente, adopta uma linguagem de design que se anuncia como emotiva e dinâmica, anuncia um Cx de 0,27 e conta, de série, com faróis por LED e uma nova grelha bastante impositiva. Em opção, pode dispor de faróis LED Matrix e farolins traseiros integralmente por LED (em ambos os casos com piscas dinâmicos e animação coming home/leaving home específica), assim como com a grelha frontal iluminada por 130 LED (de série na versão de topo), estreada protótipo Vision iV. A dimensão das jantes varia entre 18” e 21”, em função das versões.
Apesar de mais curto do que um Octavia, o Enyaq iV promete oferecer uma ampla habitabilidade, equivalente à do Kodiaq, assim como uma generosa bagageira, com 585 litros de capacidade com todos os lugares montados, uma das mais volumosas entre os modelos do género de dimensões equivalentes. Ainda em destaque, o sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 13” (10” na versão acesso), sempre conectado e com acesso remoto algumas funções, capaz de reconhecer comandos gestuais e vocais, neste caso através do assistente virtual Laura; o painel de instrumentos totalmente digital; e o head-up display com realidade aumentada, que projecta informação em duas áreas diferentes, a referente à função de realidade aumentada num plano superior – uma estreia em modelos da Skoda.
Outras das inovações do Enyaq iV é o conceito Design Selection criado para a definição do habitáculo: em vez dos tradicionais níveis de equipamento, existem diversos ambientes temáticos em que variam a decoração, os materiais utlizados, os acabamentos, a configuração do tablier e da consola central, e, até, a iluminação ambiente. Podendo os mesmos ser complementados por dez pacotes de equipamento temáticos e algumas opções individuais, para uma mais fácil personalização.
A versão base recorre ao ambiente Studio, as restantes ao Loft, existindo o específico RS Lounge para a variante mais desportiva (para a qual é proposto, em opção, o ambiente RS Suite) – sendo opcionalmente disponibilizados os ambientes Lodge, Lounge, Suite e ecoSuite. Todas as versões oferecem, de série, ar condicionado bizona, volante em pele multifunções, acesso e arranque sem chave, rádio digital DAB e carregamento rápido da bateria a 50 kW; nas versões mais equipadas são ainda incluídos os sensores de estacionamento, a câmara traseira ou o volante aquecido, entre outros. O sistema de som conta com seis altifalantes altifalantes na versão de acesso, com oito nas restantes, sendo em opção proposto o sistema de som Canton, com doze altifalantes.
Outro dos atributos do novo SUV eléctrico da Skoda é ser proposto com um amplo leque de opções mecânicas, composto por três baterias de diferentes capacidades e nada menos do que cinco níveis de potência. As três versões mais acessíveis montam apenas um motor eléctrico que anima o eixo traseiro; as duas de topo montam um segundo motor no eixo dianteiro, dispondo, por isso, também de tracção integral. Com carregamento rápido de 125 kW, a bateria com maior capacidade (82 kWh) consegue recuperar 80% da carga em 38 minutos; numa Wallbox a 11 kW, um carregamento total do Enyaq iV demorará entre seis e oito hor,as em função da bateria que no mesmo esteja instalada,
Assim sendo, o acesso à gama é feito através do Enyaq 50 iV: motor de 148 cv e 220 Nm; tracção traseira; 11,4 segundos nos 0-100 km/h; 160 km/h de velocidade máxima; bateria com 55 kWh de capacidade (52 kWh de capacidade útil); até 340 km de autonomia. Segue-se o Enyaq 60 iV: motor de 180 cv e 310 Nm; tracção traseira; 8,7 segundos nos 0-100 km/h; 160 km/h de velocidade máxima; bateria com 62 kWh de capacidade (58 kWh de capacidade útil); até 390 km de autonomia. Estando o patamar seguinte está a cargo do Enyaq 80 iV: motor de 204 cv e 310 Nm; tracção traseira; 8,5 segundos nos 0-100 km/h; 160 km/h de velocidade máxima; bateria com 82 kWh de capacidade (77 kWh de capacidade útil); até 510 km de autonomia.
Como referido, no topo da oferta estão as duas versões de tracção integral com dois motores. O Enyaq 80x iV disponibiliza 265 cv e 425 Nm, cumpre os 0-100 km/h em 6,9 segundos, alcança 160 km/h de velocidade máxima e a sua bateria com 82 kWh de capacidade (77 kWh de capacidade útil) garante-lhe até 460 km de autonomia. Ao passo que o mais desportivo Enyaq RS iV conta com 306 cv e 460 Nm, cumpre os 0-100 km/h em 6,2 segundos; tem a velocidade máxima limitada a 180 km/h e a bateria com 82 kWh de capacidade (77 kWh de capacidade útil) traduz-se numa autonomia de até 460 km.
Por fim, refira-se que, na Primavera de 2021, o Enyaq iV será disponibilizado numa série especial e numerada, limitada a 1895 exemplares (ano de fundação da Skoda) e denominada “Founders Edition”, criada para celebrar os 125 anos de história da marca fundada por Václav Laurin e Václav Klement. A distingui-la, o emblema “Founders Edition”, produzido pelo fabricante de cristais checo Preciosa, com o número identificativo cada exemplar, colocado no volante em pele; a grelha frontal iluminada; os pára-choques dianteiro e traseiro desportivos; e as jantes de 21”.