Skoda Kamiq enfim revelado na plenitude
Depois de várias “amostras”, a Skoda revelou, finalmente, o Kamiq no seu todo. Trata-se do terceiro modelo a integrar a sua gama de SUV, assim se juntando ao Kodiaq e ao Karoq, é o que assume a vocação mais urbana, podendo considerar-se como um “primo direito” do Seat Arona e do VW T-Cross, tanto mais que os três parilharão o essencial dos seus componentes mecânicos.
Com estreia oficial em publica marcada para a próxima semana, no Salão de Genebra, o Kamiq é um modelo com que o construtor checo pretende cativar uma clientela mais jovem do que o habitual nas duas hostes, o que ajuda a explicar o visual, simultaneamente, robusto e dinâmico, com linhas assumidamente inspiradas nas dos restantes SUV da marca, mas com alguns elementos exclusivos. Por exemplo, este é o primeiro Skoda a contar com ópticas dianteiras bipartidas (as luzes de circulação diurnas estão separadas, e colocadas numa posição mais elevada, do que os médios e máximos) e com “piscas” dinâmicos (quando equipado com faróis dianteiros integralmente por LED) – merecendo ainda aqui destaque a nova grelha fronal de generosas dimensões, as jantes com dimensões entre as 16”-18”, o capo elevado, a nova interpretação dos típicos farolins traseiros em forma de “C” da casa de Mladá Boleslav, e o difusor posterior, destinado a acentuar a altura ao solo mais generosa e o dinamismo global do aparência exterior.
Assente na plataforma modular MQB, e com 4241 mm de comprimento, 1793 mm de largura, 1531 mm de altura e 2651 mm de distância entre eixos, o Kamiq promete oferecer um generoso espaço interior, a par de uma bagageira cuja capacidade varia entre 400-1395 litros (e que, com o opcional banco do passageiro dianteiro dobrável, pode mesmo permitir transportar objectos com até 2477 mm de comprimento). Ainda no interior, destaque para o painel de instrumentos redesenhado (integralmente digital, de 10,25”, em opção), para a iluminação ambiente com três cores, para os três sistemas de infoentretenimento disponíveis (com ecrãs de 6,5”, 8,0” ou 9,2”) e para opcionais como os revestimentos dos bancos em microfibra, ou o volante, pára-brisas e bancos (dianteiros e traseiros) aquecidos.
Dinamicamente, a vocação SUV do novo Kamiq é olustrada, por exemplo, pela altura ao solo 37 mm superior à do Scala, se bem que, opcionalmente esteja disponível uma suspensão desportiva, rebaixada 10 mm, datada de amortecimento pilotado e que consigo acarreta o adicional modo de condução Sport. A tracção é sempre dianteira, sendo a oferta de motores composta por cinco unidades, todas turbocomprimidas, e com filtro de partículas e injecção directa de combustível.
A gama a gasolina inclui os motores 1.0 TSI de 95 cv e 175 Nm, 1.0 TSI de 115 cv e 200 Nm e 1.5 TSI de 150 e 250 Nm (este dotado do sistema ACT de desactivação de cilindros, que lhe permite rodar no modo bicilíndrico para poupar combustível); a que se junta a quatro cilindros a gasóleo 1.6 TDI de 115 cv e 250 Nm, e o 1.0 G-Tec de 90 cv e 160 Nm alimentado a gás natural comprimido. De série, a caixa é sempre manual de seis velocidades, excepto na versão 1.0 TSI de 95 cv (manual de cinco relações), sendo que para todos os motores, à excepção do 1.0 TSI de 95 cv e do 1.0 G-Tec, está disponível, em opção, a caixa pilotada DSG7 de dupla embraiagem e sete velocidades.
Referência, também, para os sistemas de assistência à condução, com o Kamiq a incluir de série, em todas as versões, a travagem autónoma de emergência com alerta de colisão e detecção de peões, e o assistente à manutenção da faixa de rodagem. Estão ainda disponíveis soluções como o cruise control adaptativo (com função Sport&Go nas versões com caixa DSG); o alerta de fadiga do condutor; o sistema de protecção proactiva dos ocupantes Crew Protect Assist (na iminência de um acidente, fecha qualquer janela que possa estar aberta e pré-tensiona os cintos de segurança dianteiros); a travagem multi-colisão; o assistente de máximos; e a monitorização do ângulo morto com alerta de tráfego pela traseira, câmara de visão traseira e assistente de estacionamento. Podendo o modelo estar equipado com até nove airbags, incluindo para os joelhos do condutor e laterais traseiros.