Skoda Octavia renovado
O Octavia da mais recente geração vai conhecer, no final do ano, a sua primeira actualização. As modificações mais imediatamente visíveis são estéticas, com as secções traseira e dianteira a receberem alterações significativas, que conferem ao familiar checo uma aparência mais actual, madura e afilada. Em termos de funcionalidade, há registar a possibilidade de a carrinha passar a poder contar, em opção, com o portão traseiro de operação eléctrica, e a chegada de novas soluções de assistência à condução, conectividade e infoentretenimento.
Neste particular, referência para o facto de todos os quatro sistemas disponíveis passarem a dispor de um ecrã táctil capacitivo, com 9,2” na versão de topo, que conta ainda com hotospot wi-fi e módulo para cartão SIM para ligação WLAN. Em termos de conectividade, o sistema Connect divide-se entre as opções Infoentretenimento online e Care Connect, esta última disponível em todas as versões de acabamentos e equipamento.
Para tornar mais fácil e segura a tarefa do condutor, o renovado Octavia passa a contar com assistente de reboque (precioso auxiliar nas manobras de parqueamento em marcha-atrás com atrelado, já que o sistema se encarrega de manobrar o volante, dirigindo o conjunto para o local que o condutor pré-defina) e Front Assist com protecção preventiva dos peões. Pelo seu lado, o novo radar traseiro permite a introdução do sistema de monitorização do ângulo morto e do alerta tráfego na traseira.
Como qualquer Skoda, o Octavia aposta, igualmente, em várias soluções engenhosas, que justificam o slogan Simply Clever. Novidades, a chave personalizável (permite a vários utilizadores aí memorizarem as suas próprias preferências para quando assumem o papel de condutor), o volante aquecido, as mesas rebatíveis nas costas dos bancos dianteiros, os suportes para garrafas e, no caso da carrinha, a luz da bagageira removível, passível de ser utilizada como lanterna.
Disponível para encomenda a partir do final do ano, e com primeiras entregas agendadas para o início de 2017, o Octavia será proposto com cinco motores, todos com injecção directa de combustível – a gasolina (TSI) e diesel (TDI) –, capacidades que variam entre 1,0 e 2,0 litros, e uma potência que vai de 84 cv a 184 cv. Para quase todos estará disponível a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem (com seis ou sete relações, dependendo da versão), a tracção integral pode ser combinada com os motores 1.8 TDI e 2.0 TDI, sendo ainda novidade o facto de o modelo poder ser, opcionalmente, equipado com um sistema de amortecimento activo que oferece os modos de utilização Comfort, Normal e Sport.