Skoda Octavia RS 245 em Genebra
Chama-se Octavia RS 245 a versão mais potente de sempre do best-seller da Skoda. Disponível nas configurações de carroçaria berlina e carrinha, tem estreia oficial marcada para o Salão de Genebra, em Março, iniciando logo a seguir a sua carreira comercial.
Exteriormente, a frente é o elemento que melhor distingue o novo Octavia RS 245, por via da grelha de maiores dimensões com barras e moldura em preto brilhante, das tomadas de ar no pára-choques (do tipo favo de abelha) mais largas e dos faróis adaptativos integralmente por LED oferecidos de série (também por LED, e também com efeito cristalino, os faróis de nevoeiro, os farolins traseiros e a luz de matrícula). Ajudam a fazer a diferença neste poderoso Octavia as caixas dos retrovisores em preto, o deflector traseiro específico e o logo RS colocado na grelha frontal e na tampa da mala, com o “V” de vitória em preto brilhante.
O preto domina num habitáculo que também sublinha a vocação do Octavia RS 245, graças aos bancos desportivos em Alcantara, com encostos de cabeça integrados e logo RS gravado, ao volante multifunções revestido a pele perfurada e à pedaleira com acabamento em alumínio. A iluminação ambiente por LED permite optar entre dez cores distintas, as soleiras das portas dianteiras também exibem o logotipo RS.
A mecânica é, no essencial, à mesma do VW Golf GTI Performance Pack, em particular o motor 2.0 TSI com uma sonoridade de escape especialmente trabalhada, capaz de oferecer 245 cv (mais 15 cv do que o Octavia RS “normal”) e um binário máximo de 370 Nm, constante entre as 1600 rpm e as 4300 rpm. De série, tem acoplada uma caixa manual de seis velocidades, sendo este o primeiro Octavia a poder montar, em opção, a caixa pilotada DSG7 de dupla embraiagem e sete relações. Daqui resultam 6,6 segundos nos 0-100 km/h (6,7 segundos na carrinha), velocidade electronicamente limitada a 250 km/h, recuperações 60-100 km/h em 6,4 segundos (6,5 na carrinha) e 80-120 km/h em 6,6 segundos (6,8 segundos na Break).
O novo Octavia RS 245 conta com um châssis desportivo, rebaixado 14 mm e com uma via traseira 38 mm mais larga do que anteriormente; jantes de 19” em preto brilhante; controlo de estabilidade com modo Sport; diferencial autoblocante dianteiro de controlo electrónico VQA (exclusivo deste modelo); e selector dos modos de condução. Já o o sistema de amortecimento adaptativo DCC é uma opção.