CompararComparando ...

Skoda Vision X: propulsão a gasolina, a gás natural e eléctrica

Artigo
Skoda Vision X: propulsão a gasolina, a gás natural e eléctrica

Até aqui por muitos considerado como a antevisão do primeiro modelo totalmente eléctrico da Skoda, o protótipo Vision X sabe-se agora será apresentado no Salão de Genebra com uma motorização híbrida única, que combina um motor capaz de funcionar a gás natural comprimido (CNG) ou a gasolina com dois motores eléctrico. Atributo que lhe permite, ao mesmo tempo, rolar nos modos de tracção dianteira, traseira ou integral, em função das necessidades do momento. Tendo este crossover também por missão apontar o caminho a seguir pela nova linguagem visual do construtor checo.

Anunciado como especialmente sustentável e eficiente, o grupo motopropulsor do Vision X anuncia emissões de CO2 de 89 g/km, sendo composto por um motor 1.5 TSI propositadamente concebido para poder consumir GNC ou gasolina e capaz de oferecer 130 cv de potência e um binário máximo de 250 Nm. Existem dois depósitos de GNC, um montado sob o banco traseiro, o outro atrás do eixo posterior.

A unidade TSI destina-se a fazer mover o eixo dianteiro, enquanto que um motor eléctrico actua sobre o eixo posterior, seja quando as necessidades de resposta as solicitações do acelerador assim o exigem, ou para incrementar a tracção em superfícies de baixa aderência ou no fora de estrada – segundo a Skoda, o eixo traseiro é capaz de entregar até 1000 Nm. Alimentado por um sistema eléctrico de 48 Volt, que inclui uma bateria de iões de lítio que é permanentemente recarregada durante a condução, este motor consegue garantir ao Vision X uma autonomia de dois quilómetros no modo totalmente eléctrico. O motor TSI é ainda auxiliado na sua função por um segundo motor eléctrico, na forma de um gerador/alternado integrado capaz de fornecer 70 Nm adicionais logo desde o arranque.

A electrónica que gere todo o sistema garante que o motor eléctrico traseiro apenas é accionado quando necessário, sendo este o primeiro Skoda de tracção integral a não possuir um elemento de ligação física, como um veio de transmissão, entre os dois eixos. Graças ao deposito de gasolina adicional, a autonomia anunciada para o Vision X é de 650 km, para uma velocidade máxima de 200 km/h e uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 9,3 segundos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon