smart fortwo perto da estreia
[doptg id=”137″]
Depois de ter podido ver as imagens dos primeiros protótipos da nova geração do smart fortwo, ainda com uma carroçaria híbrida, entre o que será o próximo citadino alemão e a nova geração do Renault Twingo, com o qual partilhará a plataforma, eis as primeiras imagens que permitem ver o aspecto das unidades de produção do fortwo, captadas durante uma sessão de testes de estrada.
A estreia da terceira geração do pequeno modelo alemão é esperada no Salão de Genebra de 2014, em Março. A parceria entre a Daimler e a Renault-Nissan, dita que, como escrito acima, o novo fortwo usará a mesma plataforma do próximo Renault Twingo e ainda do smart forfour (que também se poderá chamar fortwo+2), que regressa assim ao catálogo da subsidiária da Mercedes. Assim, estes três modelos terão motores montados em posição traseira, e tracção igualmente traseira – uma estreia para o representante francês.
Na unidade de testes agora fotografada é possível perceber, além das maiores dimensões face à geração actual, muitas semelhanças com a dianteira do smart forstars – protótipo apresentado pela primeira vez no Salão de Paris do ano passado – como, por exemplo, a grelha dianteira de grandes dimensões (a inferior manterá as suas dimensões) e os grupos ópticos de novo desenho. Destaque ainda para as luzes diurnas com tecnologia LED, colocadas abaixo dos faróis dianteiros.
Para animar aquela que será a terceira geração do smart fortwo, manter-se-ão em função os motores que agora compõem a oferta da marca alemã em Portugal, ou seja, espera-se sejam propostas a unidade a gasolina de 999 cc, disponível em três patamares de potência: 61 cv, 71 cv e 84 cv (Turbo); a unidade turbodiesel de 799 cc com 54 cv de potência; a variante do motor de 999 cc destinada aos modelos Brabus e capaz de oferecer 102 cv; e ainda o motor eléctrico de magneto síncrono permanente de 55 kW que anima o fortwo electric drive.
Apesar de manter no activo estas as motorizações, a smart deverá submetê-las a alguns melhoramentos, por forma a diminuir consumos e emissões. Além disso, e com o mesmo propósito, manter-se-ão as versões mhd, dotadas de sistema start/stop, e são esperadas alterações ao nível dos painéis da carroçaria, com a introdução de novos materiais, como o plástico reforçado com fibra de carbono.