smart#1: novo modelo da smart já tem nome
A smart decidiu revelar, desde já, a designação comercial a utilizar pelo primeiro modelo da sua nova geração de automóveis totalmente eléctricos: smart#1. Assim se chamará, então, a versão de produção em série do protótipo de um pequeno SUV revelado pela no Salão de Munique, e o qual será apresentado ainda este ano.
Cumpre-se, assim, o plano gizado pela então Daimler (saiba mais aqui), quando decidiu criar uma joint-venture com os chineses da Geely (detentora, entre outras, da marca com o mesmo nome, da Volvo, da Lotus e da Lynk & Co), para operar a célebre marca de citadinos e utilitários. Refira-se, a este propósito, que as unidades de desenvolvimento do novo smart#1 estão a efectuar, neste momento, os derradeiros testes de estrada, nomeadamente de Inverno, como comprovado pelas imagens dos mesmos (ainda camuflados) reveladas pela smart, e os quais estão a ser efectuados, justamente, no norte da China, país onde o modelo será produzido.
Testes que se destinam a apurar o desempenho, entre outros, dos sistemas de direcção e de gestão da temperatura da bateria do smart#1, e estão a ser realizados a temperaturas da ordem dos -40°C. Estando, ainda, a ser avaliado o desempenho de outros componentes deste SUV 100& eléctrico, como sejam os puxadores das portas escamoteáveis, estão equipados com um sistema de “quebra-gelo”.
De recordar que o smart#1 tem por base a plataforma SEA desenvolvida pela Geely e pela Volvo, contando com 4290 mm de comprimento, 1910 mm de largura, 1698 mm de altura e 2750 mm de distância, anunciando um Cx de 0,29, em parte devido à nova grelha activa, às jantes específicas e aos referidos puxadores das portas à face da carroçaria. Seguro é, igualmente, que o modelo oferecerá um elevado nível de conectividade e de segurança passiva, uma bateria de longa duração com função de carregamento rápido, e a capacidade para receber actualizações remotas tabto para o software do próprio veículo, como para os sistemas de infoentretenimento e de assistência ao condutor.