Sucessor para o Mazda RX-8 em desenvolvimento?
A Mazda poderá estar a desenvolver um sucessor para o RX-8, também ele com motor rotativo. O RX-8 foi o mais recente herdeiro da sigla RX, sucedendo ao RX-7, mas após o final da sua comercialização em 2011 a marca de Hiroshima não mais aludiu à possibilidade de dar seguimento à gama RX de altas prestações.
Contudo, de acordo com uma notícia publicada pela revista britânica Autocar, a Mazda poderá estar a desenvolver um novo RX, assente na plataforma de baixo peso do MX-5, com motor dianteiro e tracção traseira.
Embora não exista confirmação oficial por parte da marca, Kenichiro Saruwatari, vice-presidente do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Mazda na Europa, referiu àquela publicação que continua a existir um grupo de 30 engenheiros no Japão dedicados ao desenvolvimento de motores rotativos, dando a entender também que está a ser preparado algo relevante para 2020, ano do centésimo aniversário da Mazda.
Com uma equipa base de 30 engenheiros, a Mazda tem recorrido a estudantes de engenharia de universidades nipónicas, havendo ainda indicações de que está a colaborar com a NASA (Agência Espacial Norte-Americana) no desenvolvimento de materiais para a concepção do motor.
A escolha da plataforma do MX-5 para um eventual novo RX explica-se por dois factores: o baixo peso da mesma e a dificuldade financeira para desenvolver uma segunda plataforma específica para modelos de carácter desportivo, a qual teria pouca utilidade para outros modelos.
Saruwatari também abordou a parceria entre a Mazda e a Fiat para o desenvolvimento de dois pequenos desportivos assentes na mesma plataforma. Se no caso da marca nipónica o resultado está no novo MX-5, do lado italiano persistem as dúvidas relativamente ao seu modelo (não se sabendo se será Fiat ou Abarth), embora o responsável pela Mazda indique que essa parceria continua activa e em desenvolvimento.