SUV da Seat em testes em plena luz do dia
Depois de avistado em testes preliminares de desenvolvimento, fortemente camuflado e durante a noite, o protótipo do que virá a ser o primeiro da Seat foi agora novamente apanhado pelas objectivas dos nossos fotógrafos, porventura não menos disfarçado, mas em plena luz do dia. Ainda sem nome conhecido, o modelo terá por base a “inevitável” plataforma MQB do Grupo VW, a mesma que servirá a futura geração do VW Tiguan, e será produzida na fábrica da Skoda na Repúlica Checa, lado a lado com o Yeti.
Como também já tivemos oportunidade de referir, ainda que muitos dos traços estilísticos do novo SUV provenham do Leon, o seu nome não evocará de modo algum o compacto da marca de Martorell, que por sinal irá receber em breve a sua primeira actualização estilística. A gama de motores, como é habitual no grupo germânico, será bastante ampla, tanto entre as unidades a gasolina como Diesel. A que se seguirão, mais tarde, uma variante híbrida e, ao que parece, uma declinação de pendor mais desportivo, naturalmente denominada Cupra.
O SUV da Seat tem lançamento previsto já para 2016, e, não obstante ser a sua primeira proposta deste género, seguramente não será a última. Na calha estão também um modelo de dimensões mais contidas (“gémeo” do futuro Audi Q1), a lançar em 2017; e, muito provavelmente, um modelo com quase cinco metros de comprimento e capacidade para sete ocupantes, derivado da versão análoga da futura geração do VW Tiguan, cuja chegada ao mercado deverá ocorrer lá mais para 2020.