Takanobu Ito deixa presidência da Honda
Takanobu Ito, actual presidente da Honda Motor Co., anunciou que vai deixar o cargo em meados de Junho, tendo nomeado para o seu lugar o responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da marca, Takahiro Hachigo.
A decisão de Ito surge na sequência de diversos problemas que ocorreram recentemente ao nível da qualidade de produto, nomeadamente com a situação dos airbags fornecidos pela Takata e com problemas nas caixas automáticas desenvolvidas para o Vezel e Fit (que chegarão à Europa este ano sob as designações HR-V e Jazz, respectivamente).
Para o seu lugar seguirá, então, Takahiro Hachigo, de 55 anos, que é actualmente responsável na área da Pesquisa e Desenvolvimento da marca na China. Esta nomeação está ainda dependente de aprovação por parte da reunião de accionistas que terá lugar ainda este mês.
Recorde-se que Ito ascendeu à presidência da Honda em 2009 (após a saída de Takeo Fukui) numa época bastante difícil para a marca, não só devido à crise financeira que assolou o mundo no final da década passada, mas também pelo tsunami de 2011, que teve graves consequências para a economia nipónica. Ao assumir a presidência do construtor nipónico, Ito teve como principal objectivo recuperar a orientação desportiva e emocional da Honda, aprovando os projectos de competição no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) e, mais recentemente, no Mundial de Fórmula 1. Além disso, ressuscitou o NSX e a versão Type R para o Civic, modelos que chegarão em 2015. Ito sairá da presidência, mas continuará a fazer parte do conselho de administração como director e conselheiro.
A escolha de Hachigo surge como uma medida de modernização e de expansão de horizontes, na medida em que o responsável de 55 anos conta com grande experiência em mercados internacionais, como os dos Estados Unidos da América, Europa e China. A marca está também a implementar uma série de reformas ao seu esquema de desenvolvimento, concedendo maiores poderes a cada uma das suas sucursais globais. A estratégia de Hachigo deverá passar por dar continuidade às ideias de Ito.
“O Sr. Ito tratou de fazer grandes reformas. Agora, em 2015, atingimos um patamar em que podemos verificar os resultados desses esforços de uma maneira tangível para os nossos clientes”, referiu Hachigo.
Estão também a ser efectuadas uma série de outras alterações em termos directivos na marca nipónica, abordando diversas áreas.