Tecnologia COD da Audi já disponível em três motores
A Audi já tem disponível em Portugal a sua tecnologia COD (Cilinder on Demand). A marca alemã promete reduções de até 20% nos consumos de combustível com esta nova tecnologia, que está disponível em três motores a gasolina: o 1.4 TFSI COD, o 4.0 TFSI COD e o W12 COD, que equipa o novo Audi A8 L.
Em todos os motores, esta tecnologia desactiva metade dos cilindros quando a baixas rotações e nas relações de caixa superiores, até que o condutor acelere de uma forma mais intensa. De acordo com a casa dos quatro anéis, a activação e desactivação são quase imperceptíveis, para o que contribui o sistema Audi Noise Cancellation (ANC), que reduz as frequências, e os apoios activos do motor, que compensam parte das vibrações, sendo que estas soluções podem ser utilizadas isoladamente ou em combinação, dependendo do modelo.
No motor 1.4 TFSI COD, o sistema desactiva os cilindros dois e três; no 4.0 TFSI são os cilindros dois, três, cinco e oito. A unidade W12 de 500 cv utiliza uma variante especial desta tecnologia, em que as válvulas permanecem abertas, sendo, ao invés, desligada a injecção de combustível e ignição de todos os cilindros da bancada esquerda, ficando o motor a funcionar apenas com seis cilindros. Antes de a temperatura do catalisador ser muito baixa, a bancada esquerda é accionada novamente e a bancada direita desactivada.