CompararComparando ...

Tesla constrói Gigafactory na Europa

Artigo
Tesla constrói Gigafactory na Europa

A Tesla está a investir forte para aumentar a sua presença na Europa, e pretende mesmo construir uma nova fábrica de baterias Gigafactory e um centro de pesquisa de produção automatizado no Velho Continente. O anúncio foi feito por Elon Musk, CEO da Tesla, na sequência da aquisição, por parte da marca californiana, da Grohmann Engineering, empresa germânica especializada em sistemas de produção automatizados, para a indústria automóvel como para as áreas das telecomunicações, da electrónica de consumo e das indústrias de biotecnologia.

Se bem que os termos do negócio não tenham sido divulgados, e este ainda necessite de ser validado pelas autoridades da concorrência teutónicas, já se sabe a nova empresa chamar-se-á Tesla Grohmann Automation, e serão criados cerca de mil novos postos de trabalho, sobretudo destinados a engenheiros e técnicos especializados. O interesse da Tesla na Grohmann deve-se em boa parte à sua ambição de produzir meio milhão de automóveis anualmente a partir de 2018, para o que necessita não só de ampliar a sua capacidade de produtiva, como de tornar mais eficiente (e menos dispendiosa) a já existente – por sinal, as grandes especialidades da Grohmann.

Relativamente à Gigafactory 2, só depois de estar assegurado o início de produção do Model 3 será revelada a respectiva localização (quase certamente na Alemanha) e a data de arranque da sua construção, embora sendo certo destinar-se-á não só à construção de baterias como à produção de veículos, e que será apenas a primeira das três que a Tesla quer construir na Europa.

À margem desta questão, a Tesla aproveitou, ainda, para anunciar que começará a cobrar pelo uso dos seus supercarregadores a partir de 1 de Janeiro de 2017. Até agora, os compradores de um Model S ou Model X de alta capacidade tinham acesso gratuito a estes postos de carregamento, capazes de repor metade da carga da bateria em apenas 30 minutos – direito de que continuarão a usufruir. Porém, a partir do início do próximo ano, quem adquirir um modelo da marca terá direito a 400 kWh de energia gratuita por ano (segundo a Tesla, o suficiente para cumprir cerca de 1600 quilómetros), pagando um pequeno montante (ainda por divulgar) quando o consumo supera esse valor.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon