Tesla Model S com nova versão de acesso
A Tesla acaba de colocar à venda nos EUA uma nova versão de acesso à gama da sua berlina eléctrica de altas prestações, denominada Model S 70D. Face ao Model S 60 de tracção traseira e com bateria de 60 kWh que substitui, o novo Model S 70D destaca-se por contar também com motor dianteiro, tracção integral e uma bateria de 70 kWh, que lhe permite anunciar uma autonomia de 386 km. A potência combinada de 520 cv será suficiente para lhe permitir cumprir os 0-96 km/h em 5,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 225 km/h.
Para tornar esta proposta mais atractiva, a Tesla decidiu ainda incluir no equipamento de série do Model S 70D elementos como o acesso à rede de supercarregadores da marca, o acesso sem chave, o cruise-control adaptativo e o sistema de navegação (opcionais no agora descontinuado Model S 60). O preço nos EUA é de 75 mil dólares (cerca de 69 mil euros), ou seja, mais cinco mil dólares do que o seu antecessor, e as primeiras entregas estão previstas para dentro de cerca de um mês, não havendo ainda data de lançamento na Europa.
O novo Model S 70D integra-se na estratégia da Tesla de vender 55 mil automóveis até ao final de 2015. A marca de Silicon Valley, liderada por Elon Musk, tem ainda ambiciosos planos de crescimento para o futuro, para os quais serão fundamentais o lançamento de um SUV (o Model X) e de uma berlina de menores dimensões e preço mais contido (o muito aguardado Model 3, previsto para 2017).