CompararComparando ...

Todos os Volvo com velocidade máxima de 180 km/h a partir de 2020

Artigo
Todos os Volvo com velocidade máxima de 180 km/h a partir de 2020

 

Não sem alguma surpresa, a Volvo acaba de anunciar que, a partir de 2020, todos os seus modelos terão a respectiva velocidade máxima limitada a 180 km/h, no que a marca de Gotemburgo considera ser uma medida destinada a transmitir uma forte mensagem relativo aos perigos do excesso de velocidade na estrada. A iniciativa insere-se na estratégia Vision 2020 da casa sueca, que pretende garantir quem, a partir do próximo ano, ninguém morrerá ou ficará gravemente ferido a bordo de um novo Volvo.

O construtor nórdico assume que só a tecnologia não será suficiente para alcançar tal desiderato, e está agora focado nas questões comportamentais desta problemática, nomeadamente as de responsabilidade do condutor. Outras das suas preocupações neste particular, a espelhar num evento especialmente dedicado à segurança, a realizar em Gotemburgo no próximo dia 20 de Março, são a condução sob o efeito do álcool e as distracções ao volante.

De regresso à velocidade electronicamente limitada, além de impor os 180 km/h como valor máximo a partir de 2020, a Volvo está a estudar, também, a possibilidade de os seus modelos reduzirem drasticamente, de forma automática, este limite em zonas de circulação específicas, como as próximas de escolas ou hospitais, através de tecnologias como a georreferenciação. Conceito que poucos hesitarão em considerar como meritório, mas que coloca outro tipo de questões, seja ao nível da liberdade individual, seja da própria segurança dos utilizadores, rodoviária e não só.

Por outro lado, e independentemente da bondade desta iniciativa, fica por saber quais as consequências para a actividade comercial da Volvo, mormente para a dos seus modelos mecanicamente mais apetrechados, e mais ainda em mercados como o germânico, porventura o mais importante da Europa, e onde parte significativa da rede de auto-estradas não tem limite de velocidade. Nada se sabe, igualmente, quanto à possibilidade desta medida se aplicar, igualmente, à Polestar, a sua recém-criada divisão desportiva autónoma.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon