Toyota C-HR GR Sport Hybrid: o mais desportivo chega em Janeiro
O novo Toyota C-HR GR Sport Hybrid promete ser a principal novidade da gama para 2021 do popular SUV compacto da marca japonesa. Disponível em Portugal já a partir do próximo mês de Janeiro, e à semelhança do que já acontece com o Corolla GR Sport na oferta do best-seller nipónico, esta passa a ser a versão mais desportiva e exclusiva da família, estando disponível apenas com a mais potente motorização híbrida 2.0 Hybrid Dynamic Force de 184 cv.
A inspiração proveio, como o seu próprio nome indica, dos modelos GR desenvolvidos pela Gazoo Racing, a divisão desportiva da Toyota, e das cores que a caracterizam. A distinguir o C-HR GR Sport Hybrid estão, pois, o visual exterior e interior mais desportivo, garantido, no primeiro caso, por elementos como o pára-choques dianteiro dianteiro, os frisos laterais, as cavas das rodas e a moldura dos faróis de nevoeiro em Piano Black; a grelha frontal inferior em cromado escuro; o novo spoiler dianteiro; as jantes em liga exclusivas de 19″; ou. o tejadilho em preto.
No habitáculo, referência para o novo volante em pele perfurada, para os elementos decorativos em cinzento claro, para o logótipo GR Sport aplicado no botão de ignição e para e os bancos em pele e Alcantara específicos. Ao mesmo tempo, o equipamento de série, o mais completo da gama, foi reforçado, incluindo, entre outros, acesso e arranque sem chave, vidros traseiros escurecidos, faróis por LED, espelhos eléctricos, banco do condutor regulável electricamente, bancos dianteiros aquecidos e sistema de som JBL.
Por seu turno, a dinâmica promete ser mais apurada, sem comprometer o conforto de marcha, graças aos ajustes operados na afinação da suspensão e na direção, assim como à introdução dos novos pneus pneu Continental Premium Contact 6, de medida 225/45R19, capazes de incrementar os níveis de aderência e a rigidez em curva, para uma maior eficácia, mormente por via de uma redução da tendência para a subviragem nos limites. A Toyota assegura, ainda, que estes pneus, mais leves do que os montados nas versões com jantes de 18”, oferecem a mesma resistência ao rolamento do que estes, logo, emissões de CO2 equiparáveis.
A chegada da geração de 2021 do C-HR serviu, igualmente, para a Toyota introduzir em toda as versões do modelo uma versão actualizada do sistema Toyota Safety Sense, que engloba os dispositivos de segurança passiva e activa do veículo. Aqui, o destaque vai para a incorporação de novas funcionalidades no sistema de pré-colisão, como o assistente à manutenção na faixa de rodagem e o cruise control adaptativo, e para a introdução do sistema de leitura de sinais de trânsito e do assistente de máximos.